O Que é a Taxa Selic; Selic Over e Selic Meta?! - By Amanda Oliveira Blog

O Que é a Taxa Selic; Selic Over e Selic Meta?!

Publicado em 05/08/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Você percebeu nos posts anteriores como a Taxa Selic é importante para nossa vida financeira??? O índice influencia o comportamento de outros indexadores como, o IPCA e o CDI também. Diante disso, saber como entender utilizar a nosso favor a Selic, pode significar ganhar mais dinheiro. 


O QUE É A TAXA SELIC?

O termo Selic é uma sigla que significa: Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Na verdade, ela é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.

A taxa Selic foi criada no ano de 1979 pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) e pelo Banco Central, com o intuito de tornar a negociação de títulos públicos mais segura e transparente. Em março de 1999, o sistema de banda de juros, criado em 96, foi extinto pelo Banco Central. Foi neste momento que o governo decidiu usar apenas uma taxa para indicar os juros do país, e por isso, a taxa referencial Selic foi criada.
Boa parte destes ativos é comprada pelos grandes bancos. Por lei, eles são obrigados a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC. O volume de operações bancárias em um único dia é enorme. Ao somar o montante de todas as instituições, o total é ainda maior. 

Então, o BC impõe que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado. O objetivo é evitar excesso de dinheiro em circulação, que por sua vez, controla a inflação. 

Para isso, as instituições fazem empréstimos entre elas. Há uma taxa de juros e também a emissão de títulos de curtíssimo prazo (1 dia). Assim, é feita uma média ponderada e ajustada, que é divulgada diariamente. Ela é a taxa Selic Overnight. No ano, ela é a taxa Selic anual. 
Fonte: ToroRadar

A equipe do Copom se reúne a cada 45 dias, para decidir os rumos da taxa básica de juros do próximo período. A taxa Selic Meta é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros.

O índice mais conhecido é a  a Selic Meta, mas você sabe como ela é calculada?

COMO CALCULAR A TAXA SELIC?

O cálculo da Taxa Selic é realizado pelo sistema Selic ao final de todos os dias úteis. A título de conhecimento, ele segue a seguinte equação:

Fórmula utilizada para o cálculo da taxa Selic - Fonte: Banco Central 

Onde: 
Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;
Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação;
n: número de operações que compõem a amostra.

Na prática, não precisamos nos preocupar com isso, já que o cálculo é realizado pelo próprio Sistema Especial de Liquidação e Custódia após o encerramento das operações, durante a noite. 

HISTÓRICO DA TAXA SELIC - EVOLUÇÃO
Como saber quanto está a taxa Selic em um determinado período? o Banco Central disponibiliza estas informações em seu site!!!! Veja o resultado da minha pesquisa: 

Tela de consulta da Taxa Selic diária - Fonte: Banco Central, julho de 2020.

Caso você queira realizar uma consulta, acesse aqui!!!

COMO O COPOM DEFINE A TAXA SELIC?

Como dissemos, existem dois tipos de indicadores da Selic: a taxa Meta, definida pelo Copom a cada 45 dias, e a taxa Overnight, que é a média ponderada e ajustada que o Banco Central divulga diariamente. 

Desde sua criação, havia uma preocupação do BC e da Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (Andima) de trazer com o sistema maior transparência e segurança para as operações de crédito no país.

Hoje, a definição da Selic tem um papel estratégico no controle da inflação e na estabilização da economia brasileira. Isso porque ela representa a taxa de juros praticados, ou seja, o “preço” que se paga pelo crédito no país. Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação. Da mesma forma, se os juros estiverem muito baixos, a tendência é que os preços dos bens de consumo aumentem. Assim, o Copom usa a definição da Selic como uma maneira de controlar o excesso de dinheiro em circulação e uma possível desvalorização da moeda, guiando assim os rumos da economia.

VALORES ANUAIS E MENSAIS DA TAXA SELIC

De forma geral, a taxa Selic mensal e anual são as mais utilizadas. Isso porque fornecem informações sobre o seu comportamento em um período maior.  A consulta delas pode ser feita no site da Receita Federal.

A taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais, relativa ao mês de junho de 2020, aplicável no pagamento, na restituição, na compensação ou no reembolso de tributos federais.

Taxa Selic mensal dos últimos sete anos - Fonte: Receita Federal, julho de 2020.

Caso queira consultar o valor do período atual, acesse aqui!!!

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA TAXA SELIC 

Inicialmente, a taxa Selic substituiu a Taxa Referencial (TR), em 1996. Naquela época, ela entrou com foco no controle da hiperinflação. Desde então, desempenha essa e outras funções em relação ao dinheiro. Acompanhe abaixo a sua evolução histórica: 

Tabela do histórico da Taxa Selic - Fonte: Banco Central, julho de 2020.

Caso queira acompanhar os valores atuais, acesse aqui!!!

O QUE SIGNIFICA OS "CORTES NA TAXA SELIC"?

Os cortes na Taxa Selic são feitos para aumentar o consumo. Normalmente, quando os juros caem, o valor do crédito também segue a mesma trajetória. Assim, as pessoas costumam buscar empréstimos, o que aumenta a circulação de dinheiro. Ao mesmo tempo, a inflação tende a aumentar.

No entanto, o faz em taxas menores do que em períodos críticos. Com isso, a população acaba sentindo menos o poder do .Para as empresas, os cortes na taxa Selic também são muito importantes, porque o seu endividamento cai e elas são capazes de se desenvolver. Para os investidores, esse corte significa um menor rendimento em investimentos de renda fixa e uma ótima oportunidade de ganhos na renda variável.

TAXA SELIC E COMO ELA NOS AFEITA?!

Taxa Selic e o Tesouro Direto

Alguns tipos de títulos públicos do Tesouro Direto têm suas rentabilidades diretamente associadas à taxa básica de juros. Hoje, os ativos disponíveis são: 
  • Indexados à Selic;
  • Indexados à inflação;
  • Prefixados.

Aquele que está indexado à taxa básica de juros é o Tesouro Selic. O seu rendimento é semelhante ao comportamento deste índice. Ou seja, se a Selic aumentar, os retornos do seu título também sobem e vice-versa. 

Taxa Selic e a Caderneta de Poupança

A poupança é uma das aplicações financeiras que oferece menos ganhos ao poupador. Desde 2012, o governo estabeleceu uma nova regra de cálculo que funciona da seguinte maneira:
Se a taxa Selic for maior ou igual a 8,5% ao ano, a poupança terá rendimento de 0,5% ao mês mais a TR.
Quando a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% a.a., a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da Selic vigente no período.

Além disso, sua liquidez é baixa, fazendo com que você consiga acessar seus rendimentos apenas no aniversário da poupança, que ocorre a cada 30 dias. Isso torna evidente a necessidade de buscar aplicações melhores e tão seguras quanto. Os investimentos da renda fixa podem trazer retornos muito mais significativos. Como há a possibilidade de mais cortes na taxa Selic, este é o momento ideal para abandonar a caderneta e investir em ativos mais rentáveis.

Taxa Selic e o CDI

O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário. Ele é um título privado e interbancário. Isso significa que é emitido e utilizado apenas entre os bancos, nos empréstimos de curtíssimo prazo. A determinação do valor do CDI é feita com base nos juros praticados. Ou seja, ele é a taxa Selic Over. Por isso, a taxa Selic e o CDI são próximos. 

Basicamente, os empréstimos são feitos a Selic e recebidos em CDI. Portanto, eles são semelhantes para não gerar operações de lucratividade ou prejuízos.
Devido à sua utilização, esse indicador também é utilizado na taxa de rentabilidade de investimentos da renda fixa como:
  • LCI - Letras de Crédito Imobiliário;
  • LCA - Letras de Crédito do Agronegócio;
  • LC - Letras de Câmbio;
  • CDB - Certificado de Depósito Bancário;
  • CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • CRA - Certificado de Recebíveis do Agronegócio;
  • Debêntures.
Quando a taxa Selic cai, o CDI diminui e o rendimento dessas aplicações também sofre queda. 

Taxa Selic e a Inflação

A taxa Selic influencia diretamente no comportamento da inflação e vice-versa. Como vimos antes, a Taxa Selic também é utilizada pelo Banco Central a fim de controlar a inflação.

Assim como o CDI, o IPCA também é utilizado como indexador da rentabilidade de investimentos da renda fixa. Geralmente, ele é pago junto com uma taxa. Por exemplo, de 3,0% + IPCA. Assim, você acaba tendo um ganho real sobre a inflação. Se ela subir ou cair, o seu dinheiro estará protegido. 

Os investimentos que utilizam o IPCA são:
  • Tesouro Direto (IPCA+ e o IPCA+ com Juros Semestrais);
  • Debêntures;
  • CDBs;
  • LCI/LCA;
  • CRI/CRA.

Então, se a taxa Selic diminuir, a inflação aumenta e os seus rendimentos também sobem. 

Dólar

Quando a taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso ocorre porque investidores estrangeiros fazem investimentos no Brasil atrelados aos juros. Com a maior quantidade da moeda norte-americana na economia, a oferta também aumenta. Assim, o seu preço cai, porque há mais do que a demanda necessita. Afinal, quanto mais baixa a taxa básica de juros, maior é a tendência de que haja um aumento do dólar.

Tenha em mente que a precificação do dólar depende de diversos outros fatores que são mais influentes que a taxa Selic, como:
  • Câmbio Flutuante
  • Reservas Cambiais
  • Crises Financeiras
  • Economia dos Estados Unidos
  • Cenário Internacional
  • Imposto de Renda 
Há duas questões no Imposto de Renda que estão atreladas à taxa Selic:
  • Pagamento do imposto devido em parcelas
  • Atraso no recebimento da restituição.
Esses dois fatores são acrescidos de juros baseados na Selic. Dessa forma, evite parcelar o pagamento dos impostos devidos. Por outro lado, se você tiver imposto a ser restituído, o valor será corrigido por esse índice. Caso ele esteja em alta, você receberá um valor mais alto.

Como a Taxa Selic Influencia os Empregos

A Selic pode influenciar também na geração de empregos no país. Uma das estratégias do Copom ao reduzir a taxa de juros é impulsionar a economia para um aceleramento ou recuperação. Isso porque com os juros são menores fica mais barato para pessoas jurídicas e físicas conseguirem crédito junto a instituições financeiras.

No caso das empresas, a intenção é que esse crédito seja utilizado na expansão dos negócios e na contratação de mais profissionais. Além da possibilidade de criar mais postos de trabalho, um acesso facilitado ao crédito faz com que os gestores consigam se recuperar mais rápido de problemas financeiros, evitando cortes no quadro de funcionários.

Para o resto das pessoas, uma taxa de juros baixa pode incentivar o consumo, que, por sua vez, injeta capital no mercado.Pela lógica, quanto mais pessoas gastando, mais dinheiro as lojas e prestadores de serviço terão para contratar funcionários para atender a essa demanda.

Como a Taxa Selic Influencia Os Juros Bancários?

Uma enorme parte dos lucros dos bancos vem de algo chamado spread. O conceito, em termos simples, é a diferença entre os juros cobrados pelo dinheiro que eles pegam emprestado e os juros cobrados quando eles emprestam o dinheiro. A ideia é que eles emprestem por altas taxas e peguem emprestado com baixos índices de reajuste. A Taxa Selic é a referência dos juros. Então, o spread oscila conforme o seu comportamento. 

A Selic e o consumo

Uma Selic alta encarece e dificulta a distribuição de crédito pessoal e financiamentos, por exemplo. Além de aumentar os juros praticados pelos cartões de crédito, diminuindo o número de compras parceladas.Com isso, o consumo tende a diminuir, principalmente no que diz respeito a mercadorias e serviços. No entanto, quando ela está em baixa, como agora, o consumo tende a aumentar, o que aquece a economia.

Percebeu porque entender o que é a taxa selic e como ela opera é muito importante para nossa vida financeira??? Ela consegue impactar muitos aspectos!!! Procure sempre se manter informada(o).

Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free e modificada por mim (@by.amandaoliveira). Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Atenção e o Disclaimer do Blog.


OLHA ISSO:
TAXA REFERENCIAL (TR): O QUE É, COMO CALCULAR E COMO ME IMPACTA!!!

Gostou do post? Me conta: você sabia o que era a taxa selic??? O que você acha da taxa selic atualmente??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#taxaselic  #selicover  #selicmeta  #calcular  #investimentos  #economia  #afeta  #selicrate  #select  #calculate  #investments  #economy  #affects   #tasadeselic  #Seleccione  #inversiones  #economia  #afecta

Este conteúdo faz parte da web série post "Passos para um(a) Investidor(a) Iniciante", #p07

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira