como lidar com acusações e fofocas? - By Amanda Oliveira Blog

como lidar com acusações e fofocas?

Publicado em 05/03/2019

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje tive uma experiência ruim no meu atual trabalho que já havia vivenciado em outra empresa. A gente nunca sabe como  lidar com a forma autoritária e traiçoeira de algumas pessoas, muito menos com as fofocas... Sejamos sinceros, isto há em todo lugar e até nós mesmos, inconscientemente, fazemos. Não percebemos como isto é grave até que caia nos ouvidos de quem não deveria saber, não é?...

@by.amandaoliveira
Vamos começar entendendo algumas coisas:

O que é...

Calúnia é basicamente acusar falsamente alguém de um fato criminoso e espelhar a informação, sabendo de sua falsidade, também é crime (art. 138§ 1º do Código Penal). Muito cuidado com as fofocas! A pena é detenção de 6 meses a 2 anos, além do pagamento de multa. - Links informativos do site JusBrasil. 

Difamação é quando você atinge a honra objetiva [reputação] de alguém, disseminando informações verdadeiras ou falsas - e mesmo que o fato narrado seja verídico, divulgá-lo constitui crime. E não se engane; não se trata de xingamento. Artigo 139 do Código Penal;a pena é de 3 meses a 1 ano de prisão, e multa.


Injúria é xingamento. É atribuir à alguém de forma verbal, escrita ou física, qualidade negativa, não importa se falsa ou verdadeira. Ao contrários dos crimes anteriores, a injúria diz respeito à honra subjetiva da pessoa. A injúria física tem pena maior e caracteriza-se quando o meio utilizado for considerado aviltante (humilhante). Por exemplo: um tapa no rosto.  A pena é de detenção de 1 a 6 meses, mais multa.


Se o xingamento for fundamentado em elementos extraídos da raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de idosa ou deficiente, o crime será chamado de "injúria discriminatória" (art. 140, § 3º do Código Penal).


A título de conhecimento, é interessante que saiba também o que é assédio moral. Este um tipo de violência em que determinada pessoa humilha, constrange, ofende e ataca a dignidade de outra. O assédio moral no trabalho consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações humilhantes e vexatórias.


Ainda não há uma legislação específica no Código Penal que trata deste tipo de abuso psicológico. Mas, de acordo com a Justiça, caso seja provado que o trabalhador é alvo de assédio moral, o acusado passa a responder por crime de danos morais.


Para comprovar, convém reunir evidências que provem a ocorrência da situação, como testemunhas ou conversas gravadas. Ressalta-se, no entanto, que para que ocorra assédio moral as ações do assediador devem ser constantes e prolongadas. Caso seja uma situação isolada, esta não deve ser tratada como assédio.



Se quer saber mais sobre o assunto e algumas situações que se caracterizam como assédio moral, no site Significados.com, há um poste bem detalhado Assédio Moral.

Agora, é pensar duas vezes no que vamos dizer! Porém vamos dividir em duas situações aqui: o da vítima e do agressor!


Agressor

Na maioria das vezes, a pessoa que causa o pivô, não percebe  ou realmente não sabe a consequência e nem as proporções que sua fala ou atitude pode gerar. É interessante chegar na pessoa com jeitinho e dizer como se sente referente ao modo como ela fala, chama atenção, conduz etc. Assim, o agressor toma consciência que alguns atos não são legais para quem está ao seu redor ou se referindo.

Vítima

Já conversou com o agressor sobre como se sente/sentiu diante a situação que te incomodou? Se não, faça isso antes de levar à Justiça. Caso a situação não melhore e a conversa for de mal a pior, reúna evidencias e vá à delegacia mais próxima.

Também é legal dizer que revidar ao mesmo nível uma calúnia, difamação ou injúria, te deixa no mesmo patamar do agressor e você passa a perder a razão, caso resolva denunciar. Então, o melhor é ouvir e ficar quieto, sem revidar e se afastar da pessoa.


E você já vivenciou uma situação onde as pessoas jogam umas contra as outras? Há vários "motivos" mas os principais são por INSEGURANÇA ou INVEJA do trabalho ou da personalidade das mesmas e isso é triste! A gente só fala mal de quem age diferente de nós ou têm privilegiativos que nós gostaríamos de ter.

Eu já vivenciei isso e a tática que utilizei para evitar desavenças foi chegar na minha amiga - que a sem noção dizia coisas de formas que eu não havia dito - e disse: "toda vez que ela falar algo para você dizendo que foi eu que falei, antes de acreditar, vem me perguntar, ok?", e assim, pegamos a fofoqueira dissimulada sem causar situação constrangedora.

Evite ficar perto de pessoas assim, pois elas falam da forma que bem querem, sem pensar nas consequências e o  entendimento que a próxima pode ter. 

Se tornar esse tipo de pessoa é um caminho sem volta, quando perceber faz isso inconscientemente e para conseguir frear este condicionamento é trabalhoso. Acho que a famosa frase “cada um cuide da sua vida” caberia muito bem aqui no sentido de; se cada um está cuidando da sua vida, não há porquê ter fofocas e situações constrangedoras.



Termino concluindo o óbvio: não seja esse tipo de pessoa! Pondere-se e guarde para ti suas experiências, ainda mais no ambiente de trabalho. A gente nunca sabe o que podem pensar de nós ao falarmos algo.  Uma vez, me contaram a parábola das três peneiras de Sócrates, veja como ela é ótima:

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém. 

Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? - indagou o rapaz.

- Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

OLHA ISSO:
ENTREVISTA DE EMPREGO, QUAIS DICAS POSSO TE DAR?

A PALAVRA DO MOMENTO: RESSIGNIFICAR!

Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.

Gostou do post? Me conta: você já passou por uma situação ruim no trabalho??? Como foi?? Como você lidou com isso??  Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#fofoca  #acreditar  #alheio  #peneiras  #chisme  #creer  #norelacionado  #tamices  #gossip  #tobelieve  #unrelated  #sieves

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira