Entrevista de Emprego, quais dicas posso te dar? - By Amanda Oliveira Blog

Entrevista de Emprego, quais dicas posso te dar?

Publicado em 02/07/2019

Entrevista de emprego ainda é algo que deixa pessoas nervosas e isso, te impede de ser incrível!

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Semana passada eu fui convidada à uma entrevista de emprego e chegando lá, me assustei ao perceber que era entrevista dinâmica, ou em grupo, se você conhecer assim. Como na região onde eu moro, muitas pessoas estão desempregadas e/ou passarão por esta etapa, resolvi ajudar com as experiências que eu tenho. Então, vamos lá!

Instagram @by.amandaoliveira
Trabalho desde meus quinze anos, desde então, já fiz muitos tipos de entrevistas, mas entrevista dinâmica foi a segunda vez. É um estilo que pode te prejudicar ou te favorecer - só depende de você - já que este tipo realça características que podem ser negativas ou não.

Por exemplo, geralmente é pedido para que nos apresentemos em pé, na frente de todos no ambiente, é algo que nem todo mundo consegue pela vergonha, timidez ou falta de familiaridade com a situação etc. Consequentemente, é muito difícil uma pessoa com vergonha ou timidez, se soltar e interagir muito diante de tantas pessoas. Com isto, é realçado a característica de que você tem timidez, é retraída, fora a dificuldade de se comunicar.

Esse estilo de entrevista tem justamente este papel, destacar suas dificuldade e a facilidade de comunicação e interação ao ambiente interdependente da situação - que pode ser considerada sob pressão - ou pessoas. 

Então, se você demonstrar muito nervosismo, gaguejar, postura defensiva, ficar estrelando os dedos enquanto fala, não manter contato visual, ficar parado feito porta e não souber o que responder - se você teve tempo, mesmo que minimo, para pensar - isso é um ponto negativo.

Por isso, se prepare!! Como? Bom, vou te dar algumas orientações:
Se conheça! As grandes empresas querem colaboradores que se conhecem, que se você perguntar " fale três qualidades e três defeitos" saberiam te responder rapidamente. Então, façam testes de personalidade e se conheça!

As perguntas básicas de uma entrevista são quantos:
- Quantos anos você tem?
- Com quem mora? O que fazem?
- O que você deseja para seu futuro?
- Seu maior sonho?
- Momento especial da sua vida?
- 3 qualidades e 3 defeitos?
- Por que você quer trabalhar aqui?

Ou seja, o basicamente "fale sobre você". Já monte um script onde consiga responder isso de forma natural, entende?

Controle sua mente! Às vezes, ficamos tão nervosos por não sabermos controlar nossa mente. Ela pregar peças em nós. Eu costumo pensar que uma entrevista são só pessoas que querem me conhecer, assim como aquela mulher da fila do caixa que eu sempre puxo assunto, não tem porque se apavorar com isso. 

Fale para fora!!! Não fale tão baixo, pois as pessoas precisam te ouvir alto e em bom tom. Tenha uma boa dicção para não dar impressão de que você "come palavras", deixe as pessoas te ouvirem bem!

Tome cuidado com sua postura corporal. Lembre-se que você está sempre sendo observada(o).

- Tire os cabelos da frente dos olhos.
- Sente-se com modos na cadeira.
- Não fique parado como uma porta.
- Não fique mexendo nas mãos sem finalidade alguma.
- Gesticule com prudência e somente o essencial.

Já aconteceu de os entrevistadores sentarem em um ângulo de 90 graus referente a nós que estávamos tentando uma vaga. Apresento pra eles ou pra as outras concorrentes de vaga?? Bom, eu fiz o seguinte, procurei uma posição onde eu ficasse de frente para eles e para as outras meninas, assim, você passa a mensagem que estava ali me apresentando não apenas para eles mas para elas também. Sempre mantenha contato visual com todo mundo.

Redação, pode e não pode ter. Pode ser que a entrevista comece com você fazendo uma redação para falar sobre si e depois apresentar o que você escreveu ou te perguntando sua opinião sobre alguma situação referente ao seu cargo ou questão ética.

Questão de roupa, maquiagem, cabelo/barba e unhas, sempre ouvi a frase "o pouco e muito", mas, minhas últimas experiencias dizem o contrário. Os entrevistadores querem conteúdo. Claro, vá bem com uma boa aparência - sem roupas curtas ou que mostrem o corpo - sem muita estampa e maquiagem suave para não te da ar de velha, barba a mesma coisa. Cabelo, eu recomendo você ir do modo que geralmente mas usa.

OLHA ISSO:
ESTOU DESEMPREGADA E AGORA; O QUE FAZER?

Gostou do post? Me conta: qual é a sua experiência em entrevistas??? Gostaria de acrescentar em algo??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#trabalho  #entrevista  #postura  #dicas   #work  #interview  #posture
#tips  #trabajo  #consejos

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira