Estou desempregada e agora; o que fazer? - By Amanda Oliveira Blog

Estou desempregada e agora; o que fazer?

Publicado em 08/06/2019

Está desempregado(a) e não sabe o que fazer? TE CONTO!!!

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje, faz exatamente um mês que estou desempregada. Foi um mês de muitos altos e baixos e agora que estou fortalecida, vim dizer algumas coisas para você que também está desempregada(o) ou que conhece alguém que está passando por este momento. 

@by.amandaoliveira

Começo dizendo que não é fácil dizer e aceitar que foi dispensada de um trabalho, ainda mais quando você não esperava. O sentimento de incapacidade e insegurança com o futuro é enorme.

É um período estressante se você possuir contas a pagar, casa para sustentar ou se seu estilo de vida terá que regredir um degrau por falta de grana. Talvez na primeira, segunda e até na terceira semana, você perca totalmente a motivação de muitas coisas ou sobre tudo. Talvez você levante de cama e pense "o que eu vou fazer da minha vida agora?" mas saiba que nem tudo está perdido e que este não será seu fim!!!

O mais sensato (e óbvio) a se fazer é entregar currículos. Uma sugestão importante que dou é; pesquise modelos atualizados de currículos, assim, você já passa uma impressão de ser uma pessoa ligada na atualidade. Para a entrega, priorize estabelecimentos e empresas que você possui formação técnica e/ou experiência para atuar e quando terminar, entregue em lugares que pode ser pouco provável que te chamem mas você acha um bom lugar para se trabalhar, mas claro, não fugindo muito da sua formação e experiência.

Recomendo também, fazer cadastros nas RHs da sua cidade, nos sites que divulgam vagas disponíveis para a sua cidade e região e, ainda acompanhar grupos de Facebook sobre "vagas de empregos" da sua cidade.

Sente com toda a calma do mundo e leia todos os papeis que você recebeu da demissão, rescisão e tudo mais. Procure ver se você recebe FGTS, se você pega seguro desemprego ou algo do tipo. Caso tenha dúvidas, vá em um banco Caixa e solicite melhores esclarecimentos.

O terceiro passo pode ser o mais difícil; não desmotive-se. Não deixe a ansiedade tomar conta de você e te deixar louca(o) por ter entregue tantos currículos e ninguém ter entrado em contato com você ainda. Há empresa que entram em contato no dia seguinte, há empresas que entram uma semana depois, talvez duas e até três, tudo depende se a empresa está em período de contratação. Isso não significa que você não serve para o mercado de trabalho. Não crie minhocas na cabeça!

Tire um tempo para ligar ou ir nos locais em que você tem conta e tentar uma negociação, deixando claro que você não conseguirá pagar por estar desempregada e não quer "sujar" seu nome. Não seja uma pessoa passiva que concorda com tudo que disseram à você; questione, peça para explicarem o porquê de tudo e quem sabe, você consegue uma boa negociação.

O quinto passo é estar ligado nos concursos públicos da sua cidade e região. Por que não entrar no site da Vunesp ou da prefeitura da sua cidade e dar aquela vasculhada? 


O sexto passo é cuidar da sua imagem virtual; faça uma análise das suas redes sociais, sua experiência e a forma como você se descreve nelas. Que tal criar uma conta no Linkedln? Deixe as pessoas saberem que você está disponível para o mercado de trabalho, só assim, pode surgir uma boa oportunidade.

O LinkedIn é uma rede social para utilização estritamente profissional. Digamos que é um currículo online no qual possibilita todo usuário a estar sempre disponível a amigos, contatos de amigos e a outros usuários profissionais. - Eduardo Storini | WSI.com.br

Aproveita para realizar a tal da terapia ocupacional. Sabe aquela frase "mente vazia, oficina do diabo." então, ocupe a mente para não criar minhocas. E o que eu sugiro? Cursos livres gratuitos e onlines com certificados. Assim, você terá mais formações para incluir no currículo e torná-lo mais atraente ao entrevistador.

Se não quer fazer um curso, pode realizar o que você quiser, mas não desperdice seu tempo fazendo nada; veja artesanatos no Youtube, leia um livro, crie um blog, um canal, veja vídeos motivacionais, aprenda a investir... faça qualquer coisa PRODUTIVA.

Que tal fazer testes vocacionais, teste de personalidade, se conheça! Será útil para sua entrevista de emprego futuramente. Recomendo também, você se ocupar vendo vídeos no Youtube voltados a culinária ou artesanato, já que pode se inspirar e ganhar dinheiro com os mesmos. São muitos os exemplos de pessoas que conseguiram independência financeira assim. Ou, faça parte de um movimento ou club voluntário.

-> Sugetão de club voluntário: Rotaract Club

E quando você menos esperar, alguma empresa vai te ligar ou mandar e-mail. Porque é sempre assim. Dependendo do momento da sua vida, poderá ter a opção de escolher trabalhar para a tal empresa ou não. Então, não desista. É uma fase que todo mundo passa e não se envergonhe disso.

Minha experiência:
Na minha primeira semana em casa, eu me senti muito perdida, não sabia o que fazer. Ou melhor; até sabia, mas não sabia por onde começar. Então, eu deitava na cama e não fazia nada. 

Na minha segunda semana, decidi que cuidaria da minha saúde, que iria no postinho de saúde, mas em uma semana, meu corpo e organismo se tornou preguiçoso, eu não me mantive produtiva, o que me atrapalhou muito depois e começou a ser um sacrifício acordar cedo novamente. Conclusão, não fui ao médico.

Na minha terceira semana; eu comecei a melhorar. Só aqui resolvi entregar currículos. Pesquisei como estava o melhor modelo atual de currículo, atualizei o meu e entreguei em diversos lugares e regiões da minha cidade. 

Na quarta semana já me encontrava mais motivada e o com pique para voltar a escrever no blog e nos meus livros ( sim, ainda escrevo livros). Hoje,exatamente 30 dias depois, me arrependo de ter pedido tanto tempo na primeira e segunda semana. Eu poderia ter feito cursos onlines gratuitos e ter mais dois ou três inclusos no meu currículo. Também vejo que sofri com ansiedade atoa.. 

Porém, é uma fase que todos passam e cada um tem seu tempo de realocação da realidade. Eu demorei quase três semanas para voltar a ver cor e uma solução na minha vida, mas você pode demorar mais que isso e não há problema algum. O que você só não pode fazer é parar no tempo. 



Para você que leu até aqui, deixo um modelo de currículo atualizado, no qual a instituição de ensino que estudei fornecia. As informações nele contidas, são meramente ilustrativas para que você possa entender como e o que preencher e cada parte.

Se você for enviar seu currículo para alguém, não se esqueça de enviar em modo PDF. Como? Veja como é fácil!

@by.amandaoliveira

1) Ao invés de você clicar em "salvar" , clique em "salvar como". Aqui, você pode editar o tipo de arquivo que é este;
2) Clicando na setinha de opções suspensas, abre uma lista dos tipos de formatos que seu documento Word pode ser salvo. Pesquisando por .pdf ou olhando qual é a opção mais curta, você encontra a alternativa de .pdf;
3) Salvando, seu arquivo já está pronto para somente leitura e terceiros não poderão altera-lo. ou seja, ele ficará preservado do jeitinho que você deixou. Uma observação é que se você fizer alterações no arquivo Word original, elas não serão salvas no arquivo em pdf.

Link para a pasta de download - download no Google Driver porque não gostamos de anúncios aleatórios no meio, né?!


Que tal uma sugestão a ti: já que disponibilizei um modelo de currículo, que tal você atualizar o seu para começar a distribuir por aí, eim?

Gostou do post? Me conta: você tem alguma sugestão de currículo ou de algo que a pessoa desempregada possa fazer??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#trabalho  #mercadodetrabalho  #desempregada  #curriculo  #saudemental  #ocupacao  #trabajar  #mercadodetrabajo  #desempleado  #reanudar  #saludmental  #ocupacion  #job  #jobmarket  #unemployed  #curriculum  #mentalhealth  #occupation

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira