Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra T - By Amanda Oliveira Blog

Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra T

Publicado em 12/05/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Para quem não sabe ainda, eu curso o Técnico em Enfermagem e estou compartilhando em meu blog, algumas anotações e informações para me ajudar e ajudar alguém que esteja precisando. Bora lá ao dicionário?!


GLOSSÁRIO LETRA T 
Talagia → Dor no calcanhar.
Taquicardia → Aceleração das pulsações cardíacas (FC > 110bpm)
Taquipnéia → Movimentos respiratórios acelerado.(FR >24 rpm)
Tarsalgia → Dor no pé.
Tenalgia → Dor no tendão.
Tenorrafia → Sutura do tendão.
Tenotomia → Abertura do tendão.
Timpanoplastia → Correção da membrana do tímpano.
Tireoidectomia → Retirada da tireóide.
Toracocentese → Punção torácica / Drenagem torácica.
Toracoplastia → Correção do tórax.
Toracostomia → Abertura da parede de tórax para drenagem.
Toracotomia → Incisão cirúrgica na parede torácica.
Traqueostomia → Abertura da traquéia com colocação de cânula para auxiliar a respiração.
Traqueotomia → Abertura de um orifício na traquéia.
Tratamento cirúrgico de Peyroni → Reconstrução da membrana (túnica) do pênis.
Trepanação → Remoção de um disco de osso ou de outro tecido compacto por meio de um trépano.
Trombectomia → Retirada dos trombos.
Trombose → Coagulação do sangue nos vasos sanguíneos do individuo vivo.


TERMINOLOGIA E SIGLAS
TB → Turbinectomia
TCVB → Tratamento Cirúrgico de Varizes Bilateral.


PREFIXOS
Taqui → Rápido, veloz.
Tetra → Quatro.


SUFIXOS
Tomia → Incisão, corte de parede.

ABREVIAÇÕES 
T → Temperatura.
Tb → Tuberculose.
TCE → Traumatismo crânio-encefálico.
TCM → Triglicérides de cadeia média.
TU → Tumor.


OLHA ISSO:


Gostou do post? Me conta: você já conhecia alguns desses termos?? Conhece outros que não estão inclusos??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#terminos #definiciones #glossario #prefijo #sufijo #abreviatura #terms #definitions #glossary #prefix #suffix #abbreviation #termos #definicoes #glossario #prefixo #sufixo #abreviacao #letraT

Este conteúdo faz parte do post série "Glossário de Enfermagem", #p20

Um comentário:



@Instagram By.amandaoliveira