E AÍ, GENTE LINDA!!!
Se você acompanha o blog já faz um tempo, já viu o conteúdo que eu preparei sobre "taxa de cambio" e pense que política cambial seja a mesma coisa e eu te respondo que um inclui e explica o surgimento do outro! Não entendeu? Continue lendo que eu te explico!!!
O QUE É POLÍTICA DE CAMBIO?
Alguns governos, possuem políticas para alguns aspectos econômicos, os principais são: política cambial, política monetária e política fiscal. E cada um delas, tem o papel de manter a economia de um país num estado de constante crescimento sustentável e equilibrado. Então, a Política cambial é um conjunto de ações exercidas pelo Banco Central destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
Porém, nem sempre o governo obtém sucesso em suas políticas econômicas, ou por não dar a devida atenção às mesmas ou por motivos externos ao próprio país.
A política cambial afeta a vida dos cidadãos, mesmo daqueles que não costumam viajar para o exterior, porque ela pode controlar a valorização e a desvalorização de sua moeda frente aos demais países. Desse modo, podemos dizer que a política cambial é uma ferramenta utilizada pelo Banco Central Brasileiro (BACEN) que tem o objetivo de adotar taxas de cambio razoáveis dentro da economia.
De acordo com o BACEN, a política cambial pode ser definida como um conjunto de medidas que visam definir o regime das taxas de câmbio no Brasil. Assim, por meio da política cambial, o Brasil define as suas relações financeiras com o restante do mundo.
Por exemplo: se o governo deseja estimular as exportações, o BACEN pode adotar uma política cambial que desvalorize, mesmo que por um determinado momento, a moeda nacional. Dessa forma, como a moeda estrangeira estará valendo mais em nosso país, os produtores brasileiros se sentirão estimulados a vender os seus produtos no exterior.
Por outro lado, se o governo pretende adquirir uma grande quantidade de produtos fabricados no exterior, poderá adotar uma política de valorização da moeda nacional durante um certo período. Dessa forma, o preço pago pelo produto importado será menor, contudo, é preciso ter cuidado, pois isso também pode acabar desestimulando os demais países a importar os produtos brasileiros.
Há, também, a possibilidade de se utilizar uma série de mecanismos voltados para o controle do câmbio e da evasão de divisas, que é a moeda estrangeira quando se trata de operação de câmbio. Entre essas medidas estão a fixação de taxas múltiplas de câmbio, como “turismo”, “comercial” e “financeiro”. Além disso, também é possível adotar medidas que visam favorecer algum setor da economia.
A partir de agora, sempre que você for realizar algum tipo de transação no Brasil que envolva alguma moeda estrangeira, lembre-se que por trás da simples conversão desses valores para a nossa moeda local há uma política complexa e fundamental para o equilíbrio econômico do país.
Para que isso aconteça, criaram taxas cambiais, regimes cambiais e regulamentações que citei no post " Taxa de Câmbio: o Que é, Como Acompanhar e Como Calcular? ". Neste conteúdo, converso com vocês sobre:
- O que é a Taxa de Câmbio;
- Os tipos de câmbio;
- Comercial e Turístico;
- Tipos de taxa de câmbio;
- Regimes cambiais;
- Influências na taxa de câmbio;
- como calcular a taxa de câmbio;
- Taxa Ptax;
- Como o câmbio impacta na economia;
- Câmbio e meus investimentos.
QUAL É A POLÍTICA CAMBIAL ADOTADA NO BRASIL?
Desde 1999, o Brasil adota o regime do câmbio flutuante, em que o preço da moeda varia livremente a depender da oferta e da demanda por ela. Antes disso, entre 1994 e 1999, anos iniciais do novo Plano Real, a política cambial brasileira adotava o regime de banda cambial, com limites para o preço da moeda.
No entanto, o regime brasileiro tem uma peculiaridade, pois é a chamada “política cambial flutuante suja”, uma vez que, apesar de flutuar livremente, o BACEN conta com o poder de aumentar ou reduzir o preço do Real quando for preciso esse tipo de intervenção.
Em outros países, que não adotam esse regime flutuante “sujo”, o preço da moeda não sofre a interferência de seus Bancos Centrais.
Ma, é importante conversarmos também sobre apreciação e depreciação cambial. Veja aí:
Apreciação cambial: aumento do preço da moeda local. Assim, o estrangeiro que quiser comprar produtos no Brasil precisará pagar mais por ele, já o brasileiro que quiser comprar no exterior pagará um preço menor pelo produto. Normalmente, o governo faz isso quando percebe que há um volume excessivo de exportações e o preço dos produtos estrangeiros no país está elevado.
Depreciação cambial: é o contrário da apreciação, ou seja, o governo diminui o preço da moeda local, o que faz com que os estrangeiros precisem pagar menos para importar o que é produzido aqui. Esse tipo de manobra é utilizada quando o governo deseja tornar o país mais competitivo frente a outras economias no exterior e tornar os nossos produtos mais atrativos para o restante do mundo.
Se você quer saber como o cambio afeta sua vida e seus investimentos, recomendo ler meu post "Taxa de Câmbio: o Que é, Como Acompanhar e Como Calcular?" citado a cima.
OLHA ISSO:
Gostou do post? Me conta: você já conhecia esta política? Imaginava que fosse assim?? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!
Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .
Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!
Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!
BEIJOS E ATÉ MAIS!!!
#taxadecambio #compra #venda #regimecambial #cambioturismo #cambiocomercial #regime #investimento #exchangerate #purchase #sale #exchangerateregime #exchangetourism #commercialexchange #regime #investment #tasadecambio #compra #rebaja #regimendetipodecambio #intercambiodeturismo #intercambiocomercial #regimen #inversion
Este conteúdo faz parte da web série post "Passos para um(a) Investidor(a) Iniciante", #p019
Nenhum comentário:
Postar um comentário