Fevereiro campanha LARANJA: combate contra LEUCEMIA! - By Amanda Oliveira Blog

Fevereiro campanha LARANJA: combate contra LEUCEMIA!

Publicado em 01/02/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!! 

Vamos falar de um assunto sério agora: é a campanha fevereiro Laranja que dedica-se à prevenção e conscientização do público sobre a leucemia, que não escolhe idade ou sexo para surgir!!!


A campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos. A principal característica desse mal é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que é o local de fabricação das células sanguíneas.

Embora as causas deste câncer não sejam completamente conhecidas, entende-se que exposição à radiação, a alguns compostos químicos como o benzeno (encontrado na gasolina e em cigarros) e a drogas quimioterápicas são fatores de risco. Assim como o envelhecimento e a existência de doenças sanguíneas prévias, como mielodisplasia, mielofibrose e policitemia vera, por exemplo.

Pesquisas apontam que a falta de informações clínicas, como as provenientes das pesquisas de mutações moleculares, dificultam a correta estratificação de risco e o tratamento dos pacientes brasileiros. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres.

A leucemia pode ter a forma aguda ou crônica. Na forma aguda, as células se multiplicam rapidamente provocando a morte das células saudáveis na medula óssea e sangue. Com isto, o paciente apresentará sintomas como intensa palidez, febre, dor óssea e sangramento cutâneo (hematomas no corpo), e se não tratado, virá a óbito em poucas semanas.

Na forma crônica, as células se multiplicam lentamente e os sintomas podem demorar muitos meses para aparecerem. Esta forma também requer diagnóstico e tratamento específico, mas os sintomas são menos intensos.

O tratamento tem a intenção de anular as células cancerígenas e retornar à produção das células sadias. A pessoa pode fazer quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos; durante o tratamento é administrada a medicação quimioterápica, há um controle das infecções, das hemorragias e um foco maior no cuidado da doença no Sistema Nervoso Central, o que abrange o cérebro e a medula espinhal. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.

Para se prevenir, os exames de rotina são essenciais; é necessário atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.


SOBRE O TRANSPLANTE
O transplante não ocorre por processo cirúrgico e pode ter início com células do próprio paciente (transplante autólogo), ou com as células do doador (transplante alogênico).

A doação se inicia quando o doador procura o hemocentro de sua cidade, retira cinco ml de sangue e assina um termo de consentimento da coleta deste material. Seus dados são armazenados no banco e se algum dia for compatível com um paciente que necessite do transplante, este doador é chamado pelo hemocentro para fazer mais alguns exames que constem que está bem de saúde.

 Após essa etapa e confirmada as boas condições de doação, o doador é internado e irá passar por um destes dois processos:
  • Por pulsão: retirada da medula óssea pelo osso da bacia com uma agulha.

  • Por aférese: com a administração de um medicamento as células sadias se proliferam e a doação é realizado como uma doação de sangue.
A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Devido a essa estatística, quanto mais doadores tiver, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.

Viu como a doação é importante?! Vá a um hemocentro e ajude o próximo!!! Você pode salvar quatro vidas!

CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE EM FEVEREIRO!!!


A PALAVRA DO MOMENTO: RESSIGNIFICAR!

Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.


Gostou do post? Me conta: o que você acha da campanha??? Você quer ser um doador???  Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#fevereiro  #laranja  #leucemia  #cancer  #sangue  #doacao  #medulaossea  #campanha  #febrero  #naranja  #sangre  #donacion  #medulaosea  #campana  #February  #orange  #leukemia  #cancer  #blood  #donation  #bonemarrow  #campaigN

Participo da campanha #FevereiroLaranja, em prol do Combate a Leucemia. #ZeroLeucemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira