E AÍ, GENTE LINDA!!!
Estava eu procurando assuntos interessantes para o mês que vem e os que tratam sobre relacionamento e fantasias carnavalescas, ganham disparados!!! Em meio a tantos assuntos, encontrei uma pesquisa interessante de um psicólogo que pode ajudar muita gente por aí, eim?! Continue lendo!!!
COMO COMEÇOU...
Em 1997, o psicólogo Arthur Aron desejou usar a ciência para fazer duas pessoas desconhecidas criarem um vínculo de intimidade, não necessariamente a amorosa, de forma gradual. O método era um questionário de 36 perguntas pessoais, divididas em três seções, cujo grau de intimidade ia crescendo.
Após isso, o casal tinha que ficar 4 minutos se olhando em silêncio.
A ideia central do estudo diz que a vulnerabilidade mútua promove proximidade. Como demonstrar vulnerabilidade pode ser extremamente difícil, alguns casais levam anos para conversar sobre assuntos delicados. Então, o questionário de Aron força esse aspecto e as pessoas que o aplicam tendem a se apaixonar. O estudo foi publicado em 1997 com o título "A geração experimental de proximidade interpessoal".
"Outro aspecto do questionário é a importância de ter algo em comum com a outra pessoa, bem como a ideia de que uma delas precisa sentir que a outra gosta dela", explica Aron.
A CONSEQUÊNCIA INESPERADA...
Após 18 anos, em 2015, essa história voltou a viralizar porque uma escritora do "NY Times" fez o teste. E adivinha só, deu certo com ela!!! Mandy Len Catron, 33 anos, não seguiu exatamente a cartilha de Arthur. Em seu caso o questionário foi realizado num bar, com um colega de academia.
"Passamos duas horas com o iPhone na mão, alternando quem fazia a pergunta", escreveu Mandy em sua coluna no jornal. "O nosso nível de vulnerabilidade foi aumentando e, de repente, percebi que estávamos num território íntimo, um processo que normalmente leva semanas ou meses. [...] e quando terminamos, ficamos quatro minutos em silêncio, olhando para os olhos um do outro."
O que aconteceu no final? Eles se apaixonaram. "Apesar de ser difícil responsabilizar 100% o estudo por isso, ele nos deu o caminho para o relacionamento", diz ela.
No estudo original não se menciona a necessidade de olhar nos olhos durante quatro minutos ao terminarem, mas não é desaconselhável: funcionou para Mandy Len Catron.
Aqueles quatro minutos finais de encarada, amarraram de vez os laços.
Esses quatro minutinhos podem fazer uma maravilha no seu cérebro! É que nosso cérebro gosta quando olhamos nos olhos de outras pessoas. Pesquisadores fizeram o teste. Tiraram imagens do cérebro das pessoas enquanto elas se encaravam. Uma área brilhou com mais intensidade: o estriado ventral, localizado na área primitiva. Essa região faz parte do sistema de recompensa. Isso quer dizer que o cérebro estimula e paga com prazer esse contato visual. É tão gostoso que faz pessoas desconhecidas sentirem vontade de se ver outra vez.
O QUE ESPERAR?
É possível que este questionário, criado para que as pessoas criem intimidade, realmente funcione. Mas, tudo depende das pessoas envolvidas.
QUER TESTAR?
Consegui acesso as perguntas e se você quiser testar, sob sua inteira e total responsabilidade, saiba que:
- O estudo original exige que se trate de alguém completamente desconhecido.
- Recomenda-se empregar 45 minutos: quinze para cada um dos três conjunto de perguntas, embora tanto Mandy Len Catron quanto estes dois voluntários do The Guardian precisaram de mais tempo.
- Os participantes devem ler em voz alta uma pergunta cada um, embora os dois devem responder todas.
- Se, no final, quiser testar os 4 minutinhos de olhares, é por sua conta e risco.
ATENÇÃO:
- Não me responsabilizo pela sua experiência, caso queira testar o estudo.
- Leia o DISCLAIMER do blog na barra lateral direita.
- Quer um conselho? Procura um ambiente descontraído como Mandy Len procurou; uma pracinha, uma mesa de barzinho, um restaurante etc.
Dado os recados, vamos as tais perguntas projetadas para criar mais intimidade entre conhecidos, amigos, namorados ou até mesmo a esposos:
FASE 1 - chamo de "descontraído"
1. Se você tivesse a chance de convidar qualquer pessoa do mundo para um jantar, quem você convidaria?
2. Você gostaria de ser famoso? Por ter feito o quê?
3. Antes de fazer uma ligação, você fica relembrando o que vai dizer? Por quê?
4. O que é um dia perfeito para você?
5. Quando foi a última vez que você cantou para si mesmo? E para outra pessoa?
6. Se, aos 30 anos, você pudesse escolher entre continuar com a mesma cabeça ou com o mesmo corpo até os 90, qual você escolheria?
7. Você tem algum pressentimento secreto sobre como vai morrer?
8. Diga três coisas que você e seu parceiro [dessa conversa] parecem ter em comum.
9. Na sua vida, o que você é mais grato por ter?
10. Se você pudesse mudar qualquer coisa no jeito como foi criado, o que seria?
11. Tire quatro minutos para contar sua história de vida bem detalhadamente.
12. Se você pudesse acordar amanhã e ganhar uma habilidade ou uma qualidade nova, qual seria?
FASE 2 - chamo de "deixando-se conhecer"
13. Se uma bola de cristal pudesse contar a verdade sobre você, sobre vida, sobre o futuro, ou sobre qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber?
14. Você tem um sonho que sempre quis fazer? Por que ainda não fez?
15. Qual é a maior realização da sua vida?
16. O que você mais valoriza em uma amizade?
17. Qual é a sua lembrança mais preciosa?
18. E a pior lembrança?
19. Se você soubesse que iria morrer de repente em um ano, mudaria alguma coisa no jeito como vive? Por quê?
20. O que amizade significa para você?
21. Quais os papéis que o amor e afeto têm na sua vida?
22. Alterne entre dizer uma característica positiva e uma negativa sobre seu parceiro [da conversa]. Liste cinco características.
23. Quão próxima e calorosa é sua família? Você acha que sua infância foi mais divertida do que a da maioria das pessoas?
24. Como você se sente sobre seu relacionamento com a sua mãe?
FASE 3 - chamo de "se conectando com a pessoa"
25. Faça três afirmações verdadeiras sobre “nós”. Por exemplo: “nós dois estamos nessa sala sentindo…”.
26. Complete a sentença: “eu queria ter alguém com quem eu pudesse dividir…”
27. Se vocês dois vão virar grandes amigos, por favor, conte algo que você considera importante que ele saiba.
28. Conte o que você gosta sobre esse novo parceiro; seja bem honesto, diga coisas que você normalmente não diria a alguém que acabou de conhecer.
29. Conte sobre um momento embaraçoso pelo qual você já passou.
30. Quando foi a última vez que você chorou na frente de outra pessoa? E sozinho?
31. Conte ao seu parceiro algo que você já gosta nele.
32. O que é muito sério para virar piada?
33. Se você fosse morrer essa noite, sem qualquer chance de se comunicar com alguém, o que você se arrependeria de nunca ter dito a alguém? Por que você ainda não disse a ele isso?
34. Sua casa pega fogo, com todos os seus bens lá. Após salvar seu amor e animais de estimação, você ainda tem tempo para salvar algumas coisas. O que você pegaria? Por quê?
35. Entre todos os seus parentes, a morte de quem perturbaria mais você? Por quê?
36. Conte sobre um problema pessoal e peça um conselho ao parceiro sobre como ele lidaria com isso. Pergunte a ele como você parece se sentir em relação a esse problema.
~~~~~ FIM ~~~~~
Interessante estas perguntas, né?!
> COMO SABER SE É AMOR, PAIXÃO OU ATRAÇÃO???
Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.
Gostou do post? Me conta: você vai realizar o teste com o crush??? Me conta como foi depois, eim!!! Vou amar ler e responder!!!
Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .
Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!
BEIJOS E ATÉ MAIS!!!
#estudo #psicologo #perguntas #intimidade #vulnerabilidade #relacao #36perguntas #relacionamento #amor #estudiar #psicologo #ArthurAron #preguntas #intimidad #vulnerabilidad #relacion #36preguntas #relacion #study #psychologist #Questions #intimacy #vulnerability #relationship #36questions #relationship #love
Nenhum comentário:
Postar um comentário