Meu Primeiro Módulo do Téc. Enfermagem Durante a Pandemia! - By Amanda Oliveira Blog

Meu Primeiro Módulo do Téc. Enfermagem Durante a Pandemia!

Publicado em 30/07/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje, meu penúltimo dia de aula no primeiro módulo do Técnico de Enfermagem, é muito gratificante fazer uma reflexão de como as coisas se sucederam e estar aqui, concluindo uma etapa de quatro.


Se você é nova(o) por aqui, eu curso Técnico em Enfermagem na ETEC Antônio Devisate. E como todos os outros estudantes, também fui surpreendida com a suspensão das aulas presenciais. Antes desse fato históriCo, o Centro Paula Souza que coordenada as ETECs e FATECS, não possuía uma estrutura tão boa e preparada para tal emergência. Mas, agora que descobriram que dá para dar aulas assim, com certeza, investirão em plataformas para aulas à distâncias.

Passamos fevereiro e metade de março com aulas normas até que, tudo foi suspenso no dia 16 de março e ficamos um mês sem aulas, sem saber como seria, se voltaríamos etc.

A plataforma que estamos tendo aula é ótima, bem completinha e fácil depois que você compreende as opções. Mas nada supera as aulas presenciais, né?! Claro que a plataforma não é perfeita e dá problemas na correção das atividades. Sem contar que temos professora que se nega a gravar a aula, então, se você não estiver on-line e disponível na aula dela, não verá depois.

Foi difícil o período de adaptação e triste, porque em nossa classe, mesmo sendo uma turma de adultos, infelizmente há a realidade de alguns colegas não possuírem internet ou dispositivo celular/computador para assistir aula. Tivemos que acatar algumas adaptações para que estes alunos não ficassem para trás com o ensino. Foi ruim ter as aulas reduzidas. Aulas de 50 minutos para meia hora e aulas de 3 horas, para 50 minutos. 

Neste mês de julho, começou a rolar algo muito desagradável; professores disponibilizavam o conteúdo para leitura e estudo, marcava avaliação para ser entregue em três dias sobre o conteúdo mas não explicava ele. Foi algo que revoltou muitos alunos. Porém, sabemos a causa; para que tivéssemos contato com todos os conteúdos que temos que estudar e saber para o próximo módulo, então, saíram apresando as coisas.


Falando em revolta, tive amigas e amigos que desistiram do curso por não se adaptaram a plataforma, ao novo modelo de ensino, ao clima de fazer exercícios avaliativos sem explicação de algo totalmente novo, fora os problemas pessoais. Algo que me deixou muito triste e até, desmotivada.

Mas, para evitar que mais pessoas desistissem, a sala fez um combinado de se ajudar no grupo do Whatsapp que eu criei, então a gente compartilha materiais de estudo, noticias e, sendo muito sincera e realista, resposta de algumas avaliações. Claro que sempre tem aquela que conta para o professor que alguém "vazou" as resposta da prova pra turma.

Quando percebi a dificuldade que eu estava tendo, lá no começo quando ficamos um mês em casa sem saber como seria, tive acesso a grade curricular do curso e o plano docente de cada matéria e terminei domingo passado de estudar por conta, cada tópico de cada assunto e matéria. Mesmo assim, mesmo sabendo que estudei mais do que muitos da minha turma, ainda acho que não estou preparada para o estágio .

Falando no estágio, esse negócio está virando novela; uma hora falam que vamos fazer, outra hora a gente não vai porque depende da classificação de fase que a cidade se encontra em relação ao plano do Estado e do nada, surge a conversa de quem não vamos mais. Um tópico que discutimos bastante no nosso grupo de whatsapp.

Muitas alunas são mães e não querem mandar seus filhos para escola no retorno que terá ainda este ano, com medo de contaminação. A questão que eu levantei é: vontade de fazer o estágio curricular todo mundo quer, mas realmente teremos coragem de entrar em hospital e atender pessoas que podem estar contaminadas assintomáticas ou que mentem e dizem que não estão? Nós corremos mais risco de adquirir, desenvolver e transmitir... Então, além de tudo, temos este receio também.

Se você acompanha desde o primeiro post, verá que de uma certa forma, o curso é ótimo e os professores tenta sim fazer com que a gente aprenda. A questão é que tudo isso foi uma surpresa para todos e ninguém estava preparado talvez, por isso,  tantos pequenos probleminhas ocorreram. Mesmo assim, claro que fico triste porque não foi para estudar assim que eu "sacrifiquei" quatro meses da minha vida estudando para o vestibulinho tão concorrida. Fora os meus materiais que eu comprei e nem uso.

Porém, contudo, toda via... sou grata! Grata por ter conseguido chegar aqui, grata por não ter estressado com meus colegas de classe, por não ter problemas com professoras, por ter estudado sozinha mesmo que não compreendendo tanto, toda a grade do primeiro módulo, grata por estar numa classe que é unida e se ajuda. E a minha recompensa por suportar tudo isso é ver meu boletim com a menção mais alta em todas as matérias. O esforço valeu a pena.

Eu recomendaria o curso? Com certeza, sim!

Atenção: A imagem ilustrativa foi retirada do Google Images Free e modificada por mim (@by.amandaoliveira). Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.

OLHA ISSO: 
PRIMEIRO MÊS DE AULA; TÉC. EM ENFERMAGEM!

Gostou do post? Me conta: se você cursa algo, como estão suas aulas??? Qual plataforma estão utilizando?? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#tecnico #enfermagem #quarentena #Covid-19 #aulas #estagio  #minhavida #percepçoes #technician #nursing #Quarantine #classes #internship #mylife #perceptions #enfermeria #Cuarentena #clases #Practicas #mivida #percepciones

Este conteúdo faz parte da web série "Diário de Uma Enfermeira Técnicap#05

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira