Março companha Lilás - Câncer de Colo Uterino! - By Amanda Oliveira Blog

Março companha Lilás - Câncer de Colo Uterino!

Publicado em 02/03/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

O mês de março é considerado o mês da mulher e traz a campanha lilas com o foco na Conscientização e Combate ao Câncer de Colo Uterino. A doença é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nos alerta que o câncer de uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na região Norte do país.

Causas e Fatores de Riscos do Câncer de Colo de Útero
O desenvolvimento do câncer de colo de útero ocorre quando as células da região se multiplicam de maneira descontrolada devido às mutações genéticas.

Geralmente esse tipo de alteração celular está relacionada à presença de alguns tipos de vírus HPV, muito comum em mulheres. O tumor evolui a partir de uma lesão precursora que pode ser causada pelo HPV se não tratadas por muitos anos.Existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.

Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

Os Primeiros Sinais do Câncer de Colo de Útero
O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:
  • Corrimento vaginal anormal, com coloração e odores incomuns;
  • Sangramento vaginal durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;
  • Dor durante a relação sexual ou na pelve;
  • Problemas urinários ou intestinais;
  • Perda de peso involuntária;
  • Anemia, devido ao sangramento frequente;
  • Dores nas costas ou nas pernas.
  • Prevenção do Câncer de Colo de Útero

A transmissão do vírus HPV, responsável pelo surgimento do câncer de colo de útero, é decorrente de relações sexuais e a medida preventiva mais recomendada para evitar esse tipo de vírus (além de outras doenças sexualmente transmissíveis) é o uso da camisinha.

Exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero
É o principal meio de prevenção contra o câncer de colo de útero. O exame Papanicolau detecta lesões precursoras e acusa a presença da doença no organismo de maneira rápida e simples.

O ideal é que mulheres entre 25 e 65 anos de idade que tem/tiveram uma vida sexual ativa realize o exame preventivo todo ano. Agora, se houver a presença do tumor, será necessário repetir o exame em um período mais próximo.

Vacinação Contra HPV
O Ministério da Saúde estendeu o direito à vacina tetravalente contra HPV para meninas de 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. A vacinação protege contra os subtipos: 6, 11 (causadores de verrugas genitais) e 16 e 18 (responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em mulheres).

Mulheres vacinadas a partir dos 25 anos deverão realizar periodicamente o exame preventivo periodicamente, visto que a vacina não protege o organismo contra os subtipos cancerígenos do HPV. 

Tratamentos do Câncer de Colo de Útero
Entre os tratamentos mais recomendados está a cirurgia, a radioterapia ou em condições mais graves, a quimioterapia.

Cada caso deve ser avaliado e acompanhado por um médico para receber o tratamento adequado de acordo com o tamanho do tumor, seu estágio e fatores como a idade.

Campanha Lilás
Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é o objetivo da campanha Março Lilás.

O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino.

Curiosidade
Não se sabe com definição quando começou a campanha do Março Lilás. No entanto, sabe-se que há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.

Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.

RESENHA: SABONETES ÍNTIMOS!

RESENHA: LIVRO 10% MAIS FELIZ

Gostou do post? Me conta: o que tu acha sobre a campanha? Se você conhece alguém que teve/tenha, como acha que é para esta pessoa? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#março  #campanha  #lilas  #cancer  #colodoutero  #papanicolau  #exame  #HPV  #March  #campaign  #lilac  #cancer  #cervix  #exam  #marcha  #campaña  #lila  #cuellouterino  #examen

Participo da campanha #marçolilas, em prol da Conscientização e Combate ao Câncer de Colo Uterino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira