O peso de um Ensino Superior... - By Amanda Oliveira Blog

O peso de um Ensino Superior...

Publicado em 08/02/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje, trago um assunto muito particular meu... Vamos lá!!!


Eu terminei o ensino médio em 2017. Naquele ano, eu estava muito motivada em cursar uma faculdade e assim estudei para passar em vestibular.

Na minha cidade natal, há uma grande universidade e nela, ensinam o curso que eu mais me identificava, pensei então "vou prestar o vestibular dessa universidade e vou pegar bolsa!" - que eu sabia que tinha.

Fiz a prova e passei. Eu queria cursar RH e passei em primeiro lugar. Feliz, achando que eu conseguiria uma ótima bolsa de estudos da universidade, liguei lá para perguntar qual seria o próximo passo e perguntei sobre bolsas...

Tive uma surpresa enorme quando a atendente disse que não teriam bolsas, mas que eu ganharia um desconto na matrícula se eu fosse antes do meio dia. Então, toda a felicidade de ter passado, se transformação em uma tristeza que custava, na época, R$860,00.

Eu não tinha esse dinheiro e minha família, muito menos. Acabei não cursando. Ficando frustada pela universidade divulgar que estava disponibilizando bolsas para vários cursos e não especificar quais, pela matrícula, mensalidade e materiais serem tão caros e pela não empatia e esforço do lugar em criar uma oportunidade favorável para ambas as parte.

Desde 2018, eu estava decidida em não tentar mais um superior, enquanto não me estabilizasse em um emprego, mas, a evolução, o tempo, não nos esperam.

Nos anos seguintes, trabalhei em empresas que me dispensaram porque eu não possuo superior. As médias e grandes empresas estão ficando cada vez mais criteriosas com seus colaboradores, já que logo mais, drones e robôs, substituirão aqueles que não possuírem formação técnica, no mínimo.

Estamos passando pela 4º Revolução Industrial, apesar de ainda lenta, mas estamos.

Ser demitida duas vezes com a mesma justificativa, me fez repensar na minha escolha de não cursar um superior e no segundo semestre de 2019, decidi cursar alguma coisa. 

Fazendo toda uma análise e planejamento, o que melhor se enquadraria nas minhas possibilidades, seria cursar em uma FATEC - Faculdade de Tecnologia - já que o ensino é gratuito e de qualidade pelo Centro Paula Souza.

Perto da cidade onde moro, há três FATECs e entre elas, decidi cursar a de Marília para o curso de Alimentos. Me preparei então para o vestibular: estudei durante 4 meses, modifiquei toda a minha rotina e estudei muitos métodos de estudos eficazes e eficientes, e o resultado foi positivo; passei!!!

Minhas aulas, começam hoje e eu penso em contar para vocês como foi meu planejamento de estudos, técnicas e dicas que aprendi para passar em primeiro lugar e ter nota máxima na redação; também contarei sobre minha FATEC e sobre o curso, então, me sigam nas redes sociais e se inscreve na newsletter do blog!!!

E com tudo isso, eu quero te dizer: tenha um curso superior antes que seja tarde!!! Como você leu, eu me formei em 2017 e consegui passar em um vestibular estudando o básico em 4 meses mas de forma eficaz. Não desista de ter uma formação porque você não pode pagar. Agora, assim como eu, você sabe que existe as FATECs.
AFINAL, O QUE É FATEC?
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições de ensino superior públicas brasileiras; pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo. É uma das seis instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil.

As Fatecs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. As 71 Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, sediadas em 65 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos pelo ministério da educação, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica. 

SE INTERESSOU?
Deixo aqui, o link para o site da Fatec, onde você pode pesquisar pelos cursos, pelas escolas mais próximas de você, por provas anteriores, calendário dos vestibulares, documentação, grade do curso e muito mais.

Não desista! Não perca tempo!!!


OLHA ISSO:

O QUE É O ENEM, PARA QUE SERVE E TODAS AS BOLSAS E FINANCIAMENTOS OFERECIDOS. CONFIRA!!!!

NA DÚVIDA, FAÇA UM TÉCNICO!


Gostou do post? Me conta: você tem vontade de cursar um superior??? Você sabia que as FATECs existem??? Qual curso tem vontade???  Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


P.S 15/03/2020
Oii, para você!!! 
Eu vim atualizá-los da minha escolha; eu desisti de cursar o superior para Alimentos porque, também passei no curso técnico da ETEC para Enfermagem. Infelizmente, um atrapalharia o outro e eu tive que desistir de um... 

Mas, apoio você a cursar porque os professores são excelentes e o ensino também.

Beijos e até mais!!!

#naodesistir  #fatec  #superior  #cursar  #passar  #vestibular  #revolucao  #nodesistir  #asistir  #pasar  #examendeingreso  #revolucion  #donotgiveup  #higher  #attend  #pass  #entranceexam  #revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira