Na dúvida, faça um Técnico! - By Amanda Oliveira Blog

Na dúvida, faça um Técnico!

Publicado em 04/02/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje eu vim desabafar e ajudar você que não sabe o que  fazer ou cursar depois de concluir o Ensino Médio. Bora lá?!


O terceiro ano do ensino médio é focado em preparar para vestibulares e enem, mas eu nunca consegui me decidir ao certo qual curso eu gostaria de faculdade; sempre me achei super adaptável e que não teria problemas em nenhuma área e por isso, fiquei muito confusa.Eu só sabia que queria cursar algo que me abrisse campo para dezenas e dezenas de coisas. No final, depois de muito pensar, decidi que gostaria de tentar cursar Administração.

No entanto, eu sabia que para isso, eu precisava pegar bolsas da própria faculdade, não queria nenhuma que fosse do Governo. Eu morria e ainda morro de medo de cortarem minha bolsa no meio do curso, como normalmente o Governo faz. 

Sentindo o felling do momento, percebi que talvez, esse plano não funcionaria. Então, antes de encerrar o primeiro semestre de 2017, comecei a pensar: "o que vou fazer se não rolar uma facul agora?".

Por sorte, ouvi dizer sobre uma escola chamada ETEC (Escola Técnica Estadual), que oferece cursos gratuitos de nível técnico - pensei: por que não? - e comentei com minha mãe sobre. A principio, escolhi o curso de Serviços Jurídicos, mas faltando dois dias para se encerrar as inscrições, minha mãe veio me questiona sobre minha escolha de curso e refletindo muito, mudei a inscrição para o técnico em Logística.

Sim, meu primeiro técnico foi em Logística, uma área ainda predominantemente masculina, dava para contar nas mãos quantas mulheres tinham em sala e, apesar disso, foi maravilhoso porque não tivemos problema algum em relação a esta diferença e, a maioria dos homens, já trabalhavam na área, compartilhando conosco tudo com mais detalhes.

Depois do Logística, eu ainda fiz mais um; técnico em Administração. Sim, voltei a minha primeira opção de algum tempo atrás. Foi difícil conseguir uma vaga, mas consegui! Eu amei a estrutura da ETEC de Marília e a qualidade do estudo. 

Quando concluí ele também, decidi que não faria mais técnicos e partiria para uma FATEC (Faculdade de Tecnologia) que também é gratuita, mas a vida e o destino, pregam peças na gente...

Fiz alguns testes vocacionais on-line e todos, como resultado, me deram que a área da saúde seria excelente para mim... e isso ficou na minha mente. Quando eu soube que a ETEC de Marília possuí o curso, fiquei feliz e tive receio ao mesmo tempo. Receio de não conseguir porque no final das contas, o curso de enfermagem é o mais concorrido.

Contudo, fui lá e prestei a prova (que se chama vestibulinho),  para o técnico em Enfermagem e passei em terceiro lugar de quarenta vagas. Eu fiquei muito feliz, claro.

Feliz por ter conseguido sem fazer algum cursinho ou preparatório, só estudei em casa por dois meses, quatro horas por dia.. Sou mega inteligente? Não! Isso foi aprender a estudar de forma certa!!! Lembro-me que eu fiquei muito triste quando vi um preparatório para esta prova, que custava em torno de R$ 550,00 e veja só; eu não tinha esse dinheiro para dar, então, simplesmente não pude fazer.

Eu estudava pensando "acho que quem tem condições de pagar esse cursinho, vai passar e conseguir todas as vagas" e também percebi que eu duvidava muito da minha capacidade, como você também deve se duvidar e isso, infelizmente é normal. Percebe como a gente mesmo se auto sabota

Imagem da aula Inaugural - Veja Primeiro mês de aula; Téc. em Enfermagem

Então, se você não sabe o que fazer depois do Ensino Médio, tenta um técnico que também é muito bem visto pelo mercado de trabalho.



AFINAL, O QUE É ETEC?
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

As 220 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) espalhadas pelo estado de São Paulo, oferecem 151 opções de cursos técnicos presenciais com duração média de 1200 horas, divididas em três semestres. O ingresso é feito mediante processo seletivo semestral (Vestibulinho).

Os cursos técnicos presenciais tradicionais da ETEC, são em meio período (manhã, tarde ou noite), sendo alguns deles:
Açúcar e Álcool; Administração; Agenciamento de Viagem; Agrimensura; Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária; Alimentos; Arquivo; Automação Industrial; Biblioteconomia; Biotecnologia; Cafeicultura; Canto; Comércio; Comunicação Visual; Contabilidade; Cozinha; Dança; Desenho de Construção Civil; Desenvolvimento de Sistemas; Design de Interiores; Design de Móveis; Edificações; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica; Eletrotécnica; Enfermagem; Eventos; Farmácia; Finanças; Florestas; Guia de Turismo; Hospedagem; Informática para Internet; Logística; Manutenção Automotiva; Manutenção de Aeronaves em Célula; Manutenção e Suporte em; Informática; Marketing; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente; Metalurgia; Mineração; Modelagem do Vestuário; Multimídia; Museologia; Nutrição e Dietética; Organização Esportiva; Orientação Comunitária; Paisagismo; Portos; Processos Fotográficos; Produção de Áudio e Vídeo; Programação de Jogos Digitais; Prótese Dentária; Química; Recursos Humanos; Redes de Computadores; Regência; Saneamento; Saúde Bucal; Secretariado; Segurança do Trabalho; Serviços Jurídicos; Teatro; Telecomunicações; Transações Imobiliárias; Transporte Metroferroviário; Turismo Receptivo; Vestuário; Zootecnia.

Para ver a lista completa, acesse: Unidades, Cursos e Cidades.

SE INTERESSOU? 
Deixo aqui, o link para o site da Fatec, onde você pode pesquisar pelos cursos, pelas escolas mais próximas de você, por provas anteriores, calendário dos vestibulares, documentação, grade do curso e muito mais.


Não desista! Na dúvida; faça um técnico!

Ontem começaram as minhas aulas e estou ansiosa. Penso em mostrar para vocês como é o curso; é um dos cursos em que as pessoas possuem muitas curiosidades. Talvez eu mostre todo o meu material escolar também. 

Se você quiser, posso fazer um post série de como passar no vestibulinho da ETEC, mas preciso que você me diga se seria útil para você, então, deixa nos comentários #euquero e a matéria que possuí mais dificuldade. 

OLHA ISSO:
PRIMEIRO MÊS DE AULA; TÉC. EM ENFERMAGEM!

O QUE EU APRENDI COM A ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO PESSOAL?


Gostou do post? Me conta: você já cursou algum técnico??? Tem vontade de cursar algum?? Conhecia as escolas técnicas ETEC?  Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#naodesistir #etec #tecnico  #cursos  #cursar #passar #vestibulinho  #revolucao #nodesistir #asistir #pasar #examendeingreso #revolucion #donotgiveup #higher #attend #pass #entranceexam #revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira