Venha saber a história da manicure e do esmalte!!! - By Amanda Oliveira Blog

Venha saber a história da manicure e do esmalte!!!

Publicado em 22/10/2019

Unhas e esmaltes, tela e cores...

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Que tal conhecer mais sobre um assunto que a mulherada adora?! Vamos saber mais sobre a história das unhas e esmaltes!

@by.amandaoliveira

ORIGEM
O termo Manicure vem da derivação da palavra "Manucure", originaria do Latim. Lembrando que;
  • "Mani" vem de "manus" que significa "mãos"
  • "Cure" de "curare" que significa “curar ou tratar”.
A princípio no Brasil, utilizava-se o termo Manicuro e Pedicuro, já nos dias de hoje, esse termo é usado somente para homens. Uma vez que foi derivado para o feminino Manicura e Pedicura, que é a forma correta de escrita e pronuncia. Mas com o decorrer dos anos, esse termo caiu no português vulgar e modificou-se para Manicure e Pedicure, que é utilizado até os dias de hoje.

HISTÓRIA
O ato de pintar as unhas teve início, aproximadamente, há 3.500 a 3.100 A.C., no Egito, com as egípcias. 
Naquela época os "esmaltes" eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas, de secagem lenta que ainda por cima, absorvia a poeira e saía com facilidade

Cleópatra. Do Google Images free.
A princípio,a cor era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social das pessoas: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza. Ou esmaltar era coisa apenas da nobreza.

Exemplos disso, foi durante o reinado de Cleópatra; a rainha criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história, uma rígida punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.

Nefertiti. Do Google Images free.
Outra rainha egípcia, Nefertiti, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi.

Com essas influências, a civilização do Império Romano passou a valorizar ainda mais o cuidado com as mãos e o polimento das unhas começou a se popularizar.

Já na China antiga (3.000 A.C.), as unhas longas era um sinal de ascensão social e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. Entre os mandarins, o comprimento das unhas era símbolo de preguiça. Ter as unhas imensas significava que as pessoas não precisavam fazer trabalhos manuais, pertencendo, portanto a uma classe mais nobre.

Entretanto, no início, não se tratava de vaidade. As cores indicavam a qual classe social. Somente os reis pintavam as unhas de vermelho e preto, cores substituídas mais tarde pelo dourado e prateado.
Lima, usada para lixar as unhas
Trazendo para os tempos atuais, de 1.800 à 1.900, houveram grandes revoluções; as unhas femininas eram curtas, lixadas a lima, levemente arredondadas e discretas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.

Em 1.830, na Europa, o médico Dr. Sitts, desenvolve o primeiro instrumento de manicure: o Pau de Laranjeira. Com este instrumento, a cutícula podia ser empurrada gentilmente para trás, sem feri-lá. Antes, a cutícula era removida com metal,ácidos e tesouras. Alguns anos depois, a sobrinha do Dr.Sitts, inovou com um novo método de cuidados para unhas e inicia palestras sobre o assunto. E aí, surgem os primeiros salões de manicure.

De 1.900 aos anos 2.000, houveram muitas evoluções nos esmaltes e métodos de tratamento;

> No início o "esmalte" era aplicado com um pincel de pelo de camelo, porém não permanecia mais que um dia nas unhas.

Foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York, a Flowerey Manicure Products. A empresa produzia o famoso Emery Board, um tipo de lixa metálica que se tornou um produto básico para o tratamento de manicure.

> A Vogue publica o anúncio "Não Corte a Cutícula .Use a técnica Simplex, de Home Manicuring". O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folheto com instruções para fazer as unhas em casa. Com isso, mais e mais mulheres passam a querer unhas brilhantes e usar abrasivos, pastas ou pós polidores.

> Em 1.925 finalmente foi lançado o primeiro esmalte de unha: transparente e em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua - e a ponta das unhas ficavam ao natural. A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro. Mais tarde o esmalte seria aplicado à unha mas não toda a unha ainda. Nessa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativo, de cores fortes.

> Divas do cinema, como Rita Hayworth e Gloria Swanson promovem o uso de esmaltes. Sua utilização passa a ser sofisticada e elegante, despertando a pintura das unhas com diversos tons de vermelho.

> Charles e Joseph Revlon, dois irmãos americanos, unem-se a um químico e criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.Nasce a marca Revlon. Eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

> Em 1.934, Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a "Nu Nails", uma unha postiça para unhas roídas.O "Esmalte Líquido para Unhas" da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais. A empresa começa a usar um número ilimitado de pigmentos e a moda passa ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme.

> Já em 1.970, começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda. No Brasil, Paulo e Edison Scroback (pai e filho) fundam a Impala, em São Paulo, empresa brasileira de esmaltes que se especializou no tratamento e beleza das unhas.

> E em 1.980 - Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de "fyber glass". A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.

E assim surge a profissão Manicure.

CURIOSIDADES
O casal. Foto: Reprodução/Extremazing
O casal que tem as maiores unhas do mundo ( está no Guinness World Records 2.009); esses são Melvin Boothe e Lee Redmond, moram nos Estados Unidos e se conheceram por causa das unhas. Melvin explicou em entrevista para o jornal Daily Mail como começou a deixar suas unhas crescerem:

" — Tudo começou um dia, indo ao trabalho, quando me disseram que eu devia ter um hobby, e eu decidi que deveria ser esse. Assim que aprendi a lidar com quebras e lascas continuei cuidando delas até bater o recorde".

Ele teve as unhas de 9,85M medidas em 30 de maio de 2009, mas morreu em dezembro daquele mesmo ano.

Lee, por outro lado, decidiu parar de cortar suas unhas em 1979, dando uma atenção especial a elas até que atingiram um comprimento total de 8,65 m , documentados em fevereiro de 2008. Infelizmente, Redmond perdeu as unhas que tanto cuidou em um acidente de carro, no começo do ano seguinte.

  
Chris Walton. Foto: Seth Wenig/AP Photo.
A norte-americana Chris Walton entrou para o Guinness 2.012, livro dos recordes, como a mulher com as maiores unhas do mundo. O comprimento total de suas unhas é de 6,02 metros - 3,1 M na mão esquerda e 2,92 M na mão direita. Ela não as corta há 18 anos.

E você, o que achou disso tudo???

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#unhas  #esmalte  #curiosidades  #manicure  #nails  #enamel  #curiosities  #manicure  #clavos  #esmaltedeunas  #manicura

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira