Estrutura do post PERFEITO!!! | O MAIS COMPLETO! - By Amanda Oliveira Blog

Estrutura do post PERFEITO!!! | O MAIS COMPLETO!

Publicado em 03/09/2019

A gente demora, mas aprende a criar o conteúdo perfeito!!!

E AÍ, GENTE LINDA!!! 

Acho que é interessante trazer este conteúdo agora que você já sabe qual é o seu melhor tipo de conteúdo, e se ele for escrito, este post é para tu!

@by.amandaoliveira

Assim como você, se não, não estaria aqui, tive muita dificuldade em criar um bom post. Até hoje tenho e vivo atualizando minhas postagens antigas na tentativa de corrigir este deficit. Pensando nisso, reuni as principais características  necessárias para a criação de um post de qualidade em um único conteúdo porque praticidade é mara, né, amor?!

Dividi em capítulos para que o assunto fique mais 'entendivél'. Bora lá!

CAPÍTULO 1
PLANEJAMENTO

Por que criar um conteúdo interessante no blog?
Se você deseja escrever para que alguém leia, precisa fazer com que seu conteúdo, seja atraente. O que é atraente para uma pessoa? Depende.

A esta altura, você já deve saber seu público alvo, então faça algo direcionado à ele. Por exemplo, o que mais atrai o público feminino: texto, fotos ou vídeos? E por que não intercalar tudo isso??

Construa conteúdo dinâmico, observando o que seu público mais se identifica. Esse pequeno detalhe, pode te levar longe e  atraindo o público certo.

Vi em uma pesquisa, que as pessoas de forma geral, se interessam por conteúdos que envolvam tópicos curtos, imagens ilustrativas e vídeo no final. Agora com a modalidade de áudio (podcast), além de caprichar no seu conteúdo escrito e visual, também terá que dar uma atençãozinha ao seu conteúdo multimídia.

Sobre qual assunto vou escrever?
Se tu ainda não sabe sobre o que escrever, sugiro que faça com pesquisa rápida - "o que escrever no blog/site" - e você encontrará milhares de sugestões e listas, divididas até por nichos. Justamente por já existir tantos conteúdos que não criarei um aqui no blog.

Não se esqueça que você deve escolher pensando em 3 pontos:
1- É algo que você se identifique e domina o básico do assunto para discorrer sobre?
2- Tem a ver com o seu tipo de blog?
3- Seu público vai gostar?

Assim, você terá um conteúdo escrito de forma original por gostar do mesmo e atrair visualizações de pessoas que também gostam. E mantem o estilo de conteúdo do seu blog.

Pesquisa de palavras-chave
Após você escolher sobre o que vai discorrer, faça uma pesquisa em sites de palavras-chave como Keyword Tool e Neilpatel para ver  quanto pesquisado este assunto é.

Isso é recomendado se você pretende transformar seu blog em um negócio e precisa de visualizações para assim então, vender seu produto.

Eu particularmente, amo usar as ferramentas da empresa Google, por serem gratuitas e ao meu ver, bem completas. Então, tudo que é do Google ou sites e plataformas que usem ele como fonte, usufruo. Vou dividir com você as que mais uso:
  • Google Correlate é ótimo para você saber quais palavras-chave são pesquisadas juntos ou em sequência - as famosas pesquisas de cauda longa - assim, você se inspira e aumenta suas chances do seu conteúdo ser encontrado.
  • Busca orgânica é basicamente a quantidade de pessoas que buscaram por um tal assunto e encontraram um site por este assunto. Pensando nisso, a Google desenvolveu uma extensão de navegador Chrome e Firefox que disponibiliza informações de busca organica em tempo real para ti. A extensão se chama Keywords Everywhere e clique aqui para instalar no Chrome ou Firefox/Mozila.
  • Soovle funciona mais ou menos ao estilo do Google Correlate, onde você insere uma palavra e ele sugere o restante para você. O interessante deste é a possibilidade de ver a busca em diferentes plataformas como Youtube, Yahoo e Bing.
  • Já o AdWord & SEO Keyword Permutation Generator é ótimo também para os dias em que a criatividade com as palavras não está legal. Inserindo três tipos de palavras, ele faz para você, uma lista de mostrando as melhores combinações e possíveis tendências. 

CAPÍTULO 2
ESTRUTURAÇÃO

Estrutura de um bom post
Eu costumo dizer que escrever um post é escrever um redação do ENEM; precisa ter um começo-meio-fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e fechamento, mas, com uma pegada diferente!!!

Introdução
Aqui, você vai começar apresentando o tema - sobre o que você vai escrever? Você pode começar:
- Conceituando o assunto;
- Apresentando dados estatísticos. E apresente as fontes dos dados também;
- Interrogando. Mas responda a(s) pergunta(s) depois;
- Contestando algo (Embora .... , podemos observar que...);
- Comparando historicamente, socialmente, culturalmente etc;
- Entre outros.

Não é difícil, você pode fazer da forma que bem entender, no qual, seu conteúdo permita.

Eu, Amanda, utilizo de dois parágrafos introdutórios, pois, faço um paragrafo "explicativo" do porquê escolhi tal conteúdo para vocês e o segundo é de fato, sobre o tema. Faça como preferir!!

Desenvolvimento
Como você vai fazer esta parte, depende do seu estilo e o que você pretende com seu conteúdo. Supondo que seja argumentativo, o desenvolvimento é onde você convence a pessoa que seu ponto de vista é o mais correto, partindo do que você apresentou na introdução. Se for expositivo, você vai apresentar o conteúdo de forma, geralmente, imparcial e com fontes dos dados - utilizando ou não de imagens.  Entendeu a pegada do negócio? 

Você tem liberdade para escrever como você desejar, mas manter um padrão com os tipos e gêneros textuais é legal também.  

Fechamento
Utilize de conectivos conclusivos para sinalizar que você está encerrando o conteúdo. Dependendo de como for o estilo utilizado e sua intenção com o conteúdo, esclareça de vez seu ponto de vista, ou apresente uma solução ou até mesmo, uma reflexão positiva. Seja criativo e original!!!

Fez tudo isso?
Volta lá em introdução e faça uma frase de efeito antes de começar o conteúdo. Volte ao começo desse post e veja que lá tem uma frase de efeito. Ela serve para chamar atenção já que será a primeira coisa a ser mostrada quando o conteúdo for disparado em seu blog e compartilhado no newsletter.

No fechamento, após seu texto, crie uma espécie de "rodapé" de conteúdo; é onde você vai inserir o call to action. Isso é uma chamada de ação, onde você induz seu leitor a comentar, ou compartilhar etc e depois, você se despede encerrando o post.

E por fim, escolha o seu título. Por último, você tem dimensão de tudo que escreveu e fica mais fácil escolher o melhor título, mas calma!!! Vou te contar como você pode criar este título também!

Saiba o básico sobre a escrita da língua portuguesa e observe os detalhes como; coerência, semântica, gramática e pontuação. Muitas pessoas desistem de ler um conteúdo onde há erros básicos de escrita. Eu mesma faço isso. Um grande conselho que dou é; sempre se aprimore nisso e sempre corrija seus conteúdos antigos. É com mais estudo e informação que pegamos nossos próprios erros em postagens mais antigas. Fico agoniada com certos erros que já cometi.

E ah, não confie cem porcento em sua plataforma do blog em questão de escrita. Há plataformas atualizadas com a nova grafia da L. Portuguesa e existe também, as que não estão. Observe se a sua corrige corretamente as palavras ou se indica quais estão escritas incorretamente. As vezes, vale a pena, redigir no Word por conter uma ferramenta de correção mais avançada e depois, copiar e colar o texto em sua plataforma.

Onde encontrar boas imagens
Uma coisa muito importante, além do texto é as imagens. Eu morria de medo de usar qualquer imagem "gratuita" ou "free" (entre aspas porque nem toda imagem que aparece como gratuita é realmente livre de direitos autorais) da internet ou pesquisada, achando que o autor me processaria.

Hoje, encontrei sites, blogues e plataformas que disponibilizam imagens e editores ótimos gratuitamente. O editor mais completo depois do Photoshop é o Canva - na minha humilde opinião-, além de ser completo tipo: intuitivo, dinâmico, com armazenamento em nuvem, editável após salvar e dá para se virar muito bem com o conteúdo gratuito dele. Eu particularmente,  e tenho muita dificuldade em utilizar o Photoshop mas no Canva, eu arraso - é muito fácil mexer nele!!!

Além do Canva, utilizo o Online Image Editor para deixar transparente algumas fotos, fundos e detalhes e o Befunky para manipular várias camadas de imagens de forma simples -  fora que ele aceita imagem transparente.

Tome sempre cuidado com as imagens que você arruma pela internet. Certifique-se que realmente são livres de direito autoral ou se o autor disponibiliza sua utilização. Nessa onda de tudo virar um processo, tenha cautela!


CAPÍTULO 3
DICAS EXTRAS

Como escolher o título perfeito
Faça uma autoanálise; como está escrito aquele título da matéria que você leu por último? Melhor, repare em como está escrito os títulos das matérias que você abre para ler.

Mas, com certeza, os títulos que mais chama atenção são os que te ensinam de forma 'spress', a fazer ou criar algo sozinho. Exemplo: como fazer um pudim fácil e rápido.

Títulos com perguntas, questionamentos também é uma aposta legal. O ser humano é curioso, você sabendo identificar o que atrai a curiosidade do seu público, pode se tornar uma arma poderosa. Exemplo: Quer descobrir quanto a blogueira Amanda Oliveira ganha com seu blog???

Apontar claramente o que a pessoa está fazendo de errado e propor soluções também é a sensação do momento, já que ninguém gosta de errar ou sofrer. Exemplo: 5 erros que estão acabando com seu coração!!!

Esses tipos são os que mais vejo por aí e gosto bastante de utilizar. Uma outra dica é; escreva no máximo 30 caracteres contando com os espaços entre as palavras. Algumas redes sociais, se você ultrapassa este limite, não entregam seu título completo às pessoas e a grande maioria não clica no link só para ver o resto do título. Você tem que conquistar pelo título!

O que fazer quando há bloqueio de criatividade
Se você quer escrever mais não sabe o que; a melhor coisa é dar uma navegada no Pinterest primeiro. Lá é um banco de ideias por si só. Caso não queira o Pinterest, pegue uma folha e na primeira linha, escreva três palavras que definem seu blog ou três categorias do seu blog; escreva abaixo tudo que vier a mente e veja quais conteúdos pode criar que ainda não fez. Ou olhe o blog dazamigas e se inspire - não plagie!

Use os buscadores de palavras-chave que sugeri como fonte de inspiração também

Aliás, aceite que é natural e normal não ter ânimo para escrever todo dia. Respeite você quando não estiver em um bom dia para criar conteúdo e vá descansar.


Crie um card no seu bloco de notas do celular ou um caderninho para você fazer de banco de ideias/sugestões. Assim, sempre que ver algo ou lembrar alguma coisa interessante, escreva e quando estiver bem e tempo para desenrolar o assunto, você faz.

Para você, blogueira(o) iniciante, que leu até aqui, disponibilizo um check list pré e pós postagem para não errar mais e nem ficar perdida(o)!!!

Criei com todo o carinho do mundo, então, não retire meus créditos e distribua o material como se fosse de autoria sua. Se você acompanha esta séria de conteúdo, verá que a paleta de cores é a mesma do material Manual Para Antes de Criar um Blog - Planejador do Blog justamente para você inserir lá e deixar tudo juntinho. Conforme você for criando conteúdo e utilizando o check list, vai memorizar e deixar de usar, assim você pode guardar lá após a folha anotações. 





OLHA ISSO:
AVISO DE COLETA DE DADOS E COOKIES EM SEU BLOG!

15 FERRAMENTAS INCRÍVEIS DA GOOGLE PARA BLOGUEIRAS(OS)!!!


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Este post faz parte do quadro "Manual Para Antes de Criar um Blog#p09

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