Livrando-se de dívidas e com desconto!!! - By Amanda Oliveira Blog

Livrando-se de dívidas e com desconto!!!

Publicado em 30/08/2019

"E eu vou, ficar sem dinheiro?"

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Vamos experimentar uma das melhores sensações que é: ter todas - ou a grande maioria -  das suas contas estarem pagas??? Essa foi a sensação que minha mãe experimentou esta semana - e não foi por dinheiro premiado! kkkk (Rindo de nervoso!)

A minha mãe, fez um empréstimo de quadro mil reais - depois, comentarei o que acho sobre pegar empréstimos -, dizendo que era para quitar (pagar) todas as contas. Fiquei louca com isso; pelo fato d'Ela ter pego novamente empréstimo e pelas contas estarem tão justas ao orçamento,  que não havia possibilidades de fazermos uma compra ou sairmos para almoçar em um restaurante ou pesqueiro, por exemplo.

Instagram @by.amandaoliveira

De início, as contas dela, não me faziam sentido - "se ela pegou esse raio de empréstimo para quitar as contas, por que ela não vai pagar todas as contas?" - já que a mesma estava optando por deixar sem pagar, todas as últimas parcelas de todas as compras. Quando perguntei o porquê disso, a resposta foi: "E eu vou, ficar sem dinheiro?" . Acredito eu, que é aqui que muitas pessoas se perdem em seu proposito e voltam a endividar-se.

VAMOS ANALISAR PARA NÃO COMETER OS MESMOS ERROS!
Será que é mesmo viável criar uma conta [pegar um empréstimo] para quitar outras? Para algumas sim e para outras, não!!!

Isso porque, se você desviar do seu foco, provavelmente, irá se enrolar como minha mãe. Como eu disse, esse não era o primeiro empréstimo e o motivo para que eu fique tão brava quando ela faz isso é porque a mesma sempre me fala que é para a mesma coisa: pagar as contas! Virou um ciclo, onde ela faz as compras sem muitos cuidados, depois ocorre imprevistos, aperta o orçamento e depois, vem o pagamento do empréstimo e, quando você pensar que está tudo bem, vem o papo de novas contas +  pagar o empréstimo + contas de cartões de crédito. Um ciclo vicioso bem perigoso.

A situação complica quando as pessoas têm em mente que isso não é um retorno para elas mesmas e por isso, soltam a frase do "e eu fico sem dinheiro??". Tive que praticamente desenhar para que minha mãe entendesse que; se você paga suas contas, o dinheiro com o qual você fosse pagar o mês consecutivo, ele passa a sobrar agora - mas só se o valor das parcelas do empréstimo forem menores. Só aqui ela entendeu que precisava trabalhar o autocontrole já que não poderia desviar do seu foco.

TRABALHANDO O CONSCIENTE, O SUBCONSCIENTE E O PSICOLÓGICO
Se você é daquele tipo de pessoa que tem a plena certeza que todo dinheiro que você toca ou que alguém diz ser seu, você tem que gastá-lo de alguma forma, bom, você precisa compreender que não é bem assim que funciona.

Antes de irmos ao centro da cidade, fiz as contas, os longos cálculos e no final, com os quatro mil, ela conseguiria pagar todas as contas sem descontos. Então, por que não pagar tudo já que pode??? Percebem como não faz sentido você não quitar suas contas, se você pode???

Você precisa manter o foco do que você planejou!!! Sim, se você decidiu que esse dinheiro é para pagar contas, ele é para pagar as contas e acabou! Se você decidiu que o dinheiro é para fazer uma festa, ele é pra os gastos da festa e pronto.

DICA DE CÁLCULO
Já fez uma conta, onde quando você foi pagar, te cobraram alguns centavos ou reis a mais?? Pois é, vou te contar uma coisa:

Já percebeu que muitos produtos tem os centavos terminados em 3, 4, 8 e até 9? Então, vou te contar os dois motivo; a mente humana acha mais barato produtos com os preços terminados em R$0,99 do que R$1,00 ou R$1,13 do que R$1,15 , por isso, não arredondam os números para 5 ou 10, e no final, a empresa sai ganhando, já que não te devolvem 2 ou 3 centavos de troco.

A gente pensa que um centavo é nada, mas junte dez centavos e você compra um chiclete. Junte cem moedas de um centavo e compre um picolé. Aqui cabe perfeitamente a frase "de grão em grão, a galinha enche o papo". Imagine quanto um mercado ou uma grande empresa não ganha em cima dos "um centavo" que seus milhares de clientes não recebem de troco...

Estou te falando isso porque, quando você fizer o levantamento de quanto precisa para pagar suas contas, você precisa arredondar os centavos para base 10 ou 5. Como assim??

Vou ilustrar dizendo algo que se passou comigo e minha mãe quanto fomos pagar as contas; mamis tinha uma conta que a parcela era R$299,73. Para fazer o cálculo, eu arredondei para R$299,75 já que não tínhamos três centavos certinhos para dar. No final, a loja cobrou este valor mesmo R$229,75!!! - O que é engrado se refletirmos; por que cobram a mais? por que não poderiam arredondas para 70 centavos? Eles não nos devolveram os dois centavos de troco que ficaram ganhando mas nós temos que pagar os três centavos deles... Coisas para se pensar e ficar esperto!!

No entanto, é ensinado no Ensino Médio o que teoricamente deveria acontecer, diz-se que:
Valores terminados abaixo de 5 centavos, arredonda-se para valores com base 10. Exemplo:
R$1,13 ou R$1,14   --> R$1,10

Valores terminados acima de 5 centavos, arrendonda-se para 5 centavos.
R$1,17  ou R$1,19  -->  R$1,15

Porém, a gente sabe que as empresas não serão boazinhas, então, arredonde tudo para mais, assim como eu fiz. Melhor sobrar do que faltar.

Sabendo disso, se controle!!! você não vai morrer se não gastar nada!!! Você pode precisar de cada centavo depois. Mas não fique triste porque os descontos sempre ajudam!!! Siiiiim, esta é a grande dica de hoje, pagar contas adiantadas, te dão algumas vantagens!



A VANTAGEM DE PAGAR CONTAS ANTECIPADAMENTE
Mamis tem hábito de parcelar tudo em longas prestações. Normal, o que a maioria da população brasileira faz, certo? E acho que a grande maioria desses, deve saber que algumas lojas, ao receberem pagamento antecipado, te oferecerão descontos! Mas, fique ligada(o), tem lojas que se você não pedir, não te informarão sobre isso!!!

Vi acontecer diversas formas de desconto enquanto pagávamos, olha só:
1) É muito difícil banco te dar desconto de alguma coisa e eu já sabia. Porém, tentamos e recebemos um pelo e sonoro "não oferecemos descontos, senhora!"

2) Uma loja em que faltava cinco parcelas, minha mãe recebeu um grande desconto. A última e metade da penúltima parcela saíram de graça!!! O que me despertou curiosidade porque a empresa talvez estava saindo perdendo dessa negociação. Calculei o valor que estava à vista e o valor que saiu à prazo, tinha uma diferença de cem reais e o desconto foi de trezentos reais. Talvez, seja vantajoso parcelar se você não possuir todo o dinheiro da compra na hora e pagar de uma vez ou antecipando parcelas depois. Descobra se sua loja faz esses descontões!

3) Outra loja, nos ofereceu um desconto de dois reais sobre o valor total de cada parcela. Achei diferente esta - claro que gostei mais da modalidade da loja anterior - mas aceitamos. Já garanti meu sorvete com esse desconto.

4) Algumas contas, minha mãe preferiu pagar em uma lotérica e lá, a atendente informou que algumas lojas ofereciam desconto mas só se fossemos pagar lá na loja mesmo. Achei super gentil da parte dela informar isso, já que minha mãe não sabia disso. Fica a dica para vocês: na lotérica, não consegue desconto.

5) Há lojas que não te oferecem a possibilidade de você adiantar o pagamento das próximas parcelas, o que achei um absurdo. Talvez para que não percam nos descontos e na verdade, para as lojas, quanto mais tempo você ficar pagando, melhor.

Antes de finalizar suas compras, procure se informar das modalidades de pagamento e formas de descontos!!! Como perceberam pelos cinco tipo de empresas acima, há diferentes formas. Acredito que possam existir mais também.

No final, ganhamos de descontos quinhentos reais e alguns centavos. O que ainda incentivei minha mãe comprar uns negocinhos por ter se controlado bem e aceito a minha opinião. Como eu disse, ela não saiu sem dinheiro algum dessa história toda, o que eu já previa.

MAS COMO EU VOU PAGAR?
Deixa a opção de empréstimo por último! O ideal é você pagar com o ganha, com sua renda!!! Mesmo que demore três ou quatro meses para isso. Ferramenta você tem; economize utilizando um controlador financeiro e vá juntando o valor que necessário.

Você precisa saber que talvez passe vontade - eu disse vontade e não necessidade - de alguma coisa que viu na tv, nas redes sociais, sair com os amigos etc, mas tenha em mente que é para um bem maior, para você mesmo futuramente!!

Em algum momento da vida, todos nós teremos que fazer algum sacrifício! Você não será o primeiro e nem o último. Então, absorva as dicas e se livre das suas dívidas. Pense muito antes de assumir um empréstimo, ok?!  Espero ter ajudado muito!!!

OLHA ISSO:
REPROGRAMANDO O SEU MINDSET FINANCEIRO COM ESSAS DICAS!

Gostou do post? Me conta: alguma loja te ofereceu modalidades diferentes de descontos??? Como você planeja conseguir dinheiro para quitar suas dívidas??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!
BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#financas  #emprestimo  #quitar  #pagar  #descontos  #autocontrole  #calculo  #empresas  #finances  #loan  #settle  #pay  #discounts  #selfcontrol  #calculation  #companies  #finanzas  #prestamo  #asentarse  #descuentos  #autocontrol

Esse conteúdo faz parte da post série "Saúde Financeira Now#p02

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira