Como Criar um Calendário Editorial para o Blog?! - By Amanda Oliveira Blog

Como Criar um Calendário Editorial para o Blog?!

Publicado em 05/09/2019

Para manter o controle, nada melhor do que uma agenda ou um calendário editorial, não é verdade?

E AÍ, GENTE LINDA!!!!!

Após compartilhar com vocês a composição da postagem perfeita, o próximo passo é organizar os dias de postagem. Lembra que lá no planejador você decidiu postar conteúdo em dias determinados? - se não sabe do que estou falando, leia este conteúdo> O que eu aprendi com o blog em 4 meses? < e veja o planejador.

@by.amandaoliveira

Se você decidiu não ter dias fixos para postagem de conteúdo, tudo bem, não há problema algum nisso! O interessante de se ter um blog próprio e ser o criador das suas próprias regras e obrigações, mas se você pretende conquistar um público, ter uma data de postagem fixa é ideal. Assim, as pessoas sabem que todo dia X, tem post novo no seu blog.

Para que serve um Calendário Editorial?
Funciona como um cronograma, uma programação do conteúdo que você pretende compartilhar, ele faz parte do marketing de conteúdo e ajuda alcançar resultados, já que disponibiliza panoramas

Onde posso criar um?
Você tem duas opções, optar por um calendário digital ou impresso

Para formato digital, você pode criar e fazer em vários lugares e em diferentes formatos que mais se adeque ao que você precisa! Eu, particularmente, prefiro planilhas digitais do que impressas.
 

E O MEIO AMBIENTE AGRADECE O DESUSO DE PAPEL.

Eu amo usar as ferramentas da rede Google - quem acompanha já sabe! -, além de serem gratuitas, são completas, intuitivas e simples de usar! Por isso, você pode criar uma planilha no Google Planilhas de forma rápida e ainda, visualizar sua programação no Google Agenda!!! Quer saber o melhor de tudo? Fica tudo salvo em nuvem, disponível para acessar onde você estiver, em qualquer dispositivo!!!!!

Como criar uma planilha no Google Planilha?
Primeiro você precisa acessar o site, fazer loguinho e depois, abrir um documento novo em branco, ok?

Vamos começar pelo cabeçalho! É simples, você vai criar colunas que precisa, dependendo do seu tipo de blog e como funciona a criação-formatação-postagem do seu conteúdo. Vem que eu vou te explicar melhor!!!

Vamos criar as colunas: Título, Autor, Status, Data, Categoria, observação.



Em título, escreva o título da sua postagem. Pode ser qualquer coisa, depois você pode alterar o título e inserir um mais atraente na postagem.

Se o seu blog for individual, não há necessidade de incluir autor, já que é você mesmo que criará os conteúdos. 

Status é uma coluna que te oferece um panorama de como está aquela postagem, vista lado a lado da coluna Data de publicação. Você pode definir a sua maneira como melhor quer fazer na coluna status. Já vi calendários editoriais em que a pessoa sinalizava com números 1(iniciado/esboçado), 2 (falta imagens ou alguma outra coisa), 3 (pronto para publicação) e 4 (publicado), como também, já vi quem prefira escrever esboço - semipronto- publicar- ok.  Você escolhe a melhor maneira!

Em data de postagem nem preciso falar muito, né? Só inserir a data que você pretende publicar.

A categoria é em que tag ou categoria este conteúdo se enquadra no seu blog. Não esqueça de categorizar corretamente, isso pode atrapalhar suas estratégias!

Observações ou até mesmo Notas é o lugarzinho para você escreve o que você quiser, se achar que não precisa, não adiciona!

Após inserir o cabeçalho que supre suas necessidades, continue alimentando os dados na planilha, adicionando as informações: quais são os próximos post, quem vai criar, quando postar, em qual categoria e se há alguma observação.



Agora, vamos dar uma aparência mais convidativa ao cronograma. Alinhe as colunas para que fique do tamanho do texto proveniente das células, adicione bordas, mude a fonte se achar necessário. Solte a sua criatividade e personalize como quiser.



Como podem ver, pintei minhas colunas. Eu, particularmente, gosto de cores, tudo que me ajude a identificar visualmente mais rápido, eu gosto. Para mudar a cor da fonte (de preto para qualquer cor), clique no A maiúsculo e abrirá uma paleta de cores para você escolhe sua favorita. Depois para mudar a cor das colunas, a latinha de "tinta inclinada" te ajudará com isso, apresentando também, uma paleta de cores a sua escolha. E o quadrado se refere as bordas. Você pode adicionar diferentes tipos de bordas. 

Ressalto que vale a pena você dar uma fuçadinha nas ferramentas disponíveis na barra de funcionalidades. Não se limite a estas que te mostrei aqui.

Ah! Antes de salvar, escolha um nome para sua planilha. Só clicar em "planilha sem título" e edite.

Viu como é fácil???

E para você que leu até aqui, vou dividir contigo o cronograma que eu usei no começo do meu blog. Eu mesma criei, conforme minhas necessidades na época e vocês podem editar, adicionando novas colunas, adicionando cores e o que mais desejarem.



O diferencial deste meu cronograma é: inclui nele, estatísticas para se ter uma maior noção de como tal assunto é interessante para meu público e um banco de ideias no final. Assim, quando eu estava perdida, sem saber o que escrever, eu ia no banco de ideias e lembrava dos assuntos interessantes que eu havia separado para escrever.


Eu ainda, separava e organizava mensalmente. Então, era uma planilha dessa para cada mês. Assim, eu sabia tudo que eu havia postado no mês tal e não perdia dados.


Se quer uma planilha dessa para você, clique aqui para visualizar direto do Google Planilha! Mas se você não quiser ou não souber fazer a cópia direta, você pode fazer o download para seu computador por aqui!

MAS EU QUERO UM CALENDÁRIO DE PAPEL!!!
Bom, evitar o uso de papel é sempre a melhor opção, mas se você é daqueles que precisa pegar, sentir a textura e o cheirinho do papel para ficar bem, tenho uma alternativa para você também!!!

Você pode criar um arquivo parecido com as planilhas no Word Office e depois imprimir ou você mesmo desenhar. Para desenhar, você pode fazer em um caderno ou folha sulfite. 

DICAS BÔNUS
1 - Defina os dias de postagem do seu conteúdo e hora fixa!
Como eu disse anteriormente, é legal você manter uma frequência de compartilhamento, sempre no mesmo horário, assim, seus visitantes podem se transformar em leitores e seguidores!

2 - Desenvolva estratégias de conteúdo!
Olhe para seu calendário e pense no que você pode postar, acompanhando a moda do momento, alinhado ao seu público e não deixando seu conteúdo se tornar repetitivo!

3 - Se você fez um cronograma, siga-o!
Não adianta você programar as coisas, fazer tudo certinho e não cumprir. Comece a trabalhar seu lado profissional e comprometimento!

4 - Uma sugestão: comece preenchendo seu calendário pela data de publicação. Olhe um calendário e veja as datas que você pretende publicar algo e vai inserindo, depois você decide o que vai postar nessas datas. É uma estratégias para você!

OLHA ISSO:
COMO SER BLOGUEIRA(O) E AINDA AJUDAR SEUS BLOGS PREFERIDOS?

PARAR OU NÃO O BLOG?!


Gostou do post? Me conta: você utiliza um calendário editorial??? Como você se organiza??? Quais são seus dias de postagens???  Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


Oii, tudo bem?

Fazendo a revisão desse post, resolvi criar uma planilha mais harmônica tanto nas cores quanto no dinamismo com filtros e coisas extras. Veja só:




Para ter acesso a estas novas versões, faça o download para seu computador por aqui!

Agora sim, beijos e até mais!!!
Revisão 19/11/2019.


#blogger  #blogueira  #calendario  #cronograma  #organização  #planilha  #google #planilha  #calendar  #schedule  #organization  #spreadsheet  #horario  #organizacion  #hojadecalculo

Esse conteúdo faz parte do quadro "Manual Para Antes de Criar um Blog#p10

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira