Em qual plataforma criar meu blog? Te conto!!! - By Amanda Oliveira Blog

Em qual plataforma criar meu blog? Te conto!!!

Publicado em 15/08/2019

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Dando sequência ao post série: Manual Para Antes de Criar um Blog - se você não sabe do que eu estou falando, corre para ver quais foram os primeiros conteúdos dessa série - o próximo passo é escolher em qual plataforma criar o seu blog.


Eu, após muito refletir, conclui que não vou me aprofundar nos prós e contras de cada plataforma existente que disponibiliza a criação de um site/blog. No entanto, deixarei alguns pontos a serem levados em consideração e também, sites que fazem comparativos e acompanhamento de estatísticas e métricas das melhores plataformas existentes que oferecem este serviço. 

COM O QUE EU DEVO ME PREOCUPAR AO ESCOLHER A PLATAFORMA DO MEU BLOG?
Se você não for um programador, precisa escolher uma plataforma que possua um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, o tal do CMS. Leia a postagem até o final que você entenderá melhor do que se trata.

Mas, basicamente o CMS é um software utilizado para criar, configurar, gerenciar e publicar conteúdo na internet da maneira mais simplificada possível e sem a necessidade de você saber profundas linguagens de programação, o que torna o processo da criação mais simples. Você vai querer um CMS que ofereça: 

Opções de texto
Trágico - para não dizer cômico - você não conseguir editar textos em um blog, né?

Funcionalidade de comentários
Um blog em que os leitores não conseguem interagir, não cresce. Portanto, a sua plataforma deve permitir a fácil habilitação e gerenciamento de comentários.

Personalização 

é importante que a sua plataforma permita que você personalize ao seu gosto e conteúdo.

Estabilidade
É ideal que a plataforma suporte a postagem de muito conteúdo sem diminuir a velocidade de carregamento da página. 

Facilidade de uso
Criar um blog não deve ser complicado. A melhor plataforma deve ser a mais simples e cumpra com os seus interesses!



EM QUAL PLATAFORMA CRIAR MEU BLOG???

Diante destas informações, recomendo a leitura de alguns conteúdos de sites que podem opinar sobre as plataformas. Lembre-se que a melhor é a que se enquadra no seu tipo de blog.








Se você leu até aqui, o nosso queridinho salvador Wikipedia também contém um conteúdo sobre Lista de blogues, onde mostra comparativos de diversas plataformas.

Lembra no começo da postagem em que eu falei sobre CMS? Então, se você ainda não entendeu o que é, no blog Web Link há o post O que é CMS que explica muito bem do que se trata.

OBSERVAÇÃO:
Plataformas que oferecem modelos gratuitos (sem adesão de um plano pago, também conhecidos como freemium), os provedores vão freando a quantidade de recursos para incentivar a compra de um plano e geralmente, as principais limitações são:
  • Você não terá um nome de domínio profissional;
  • Também não poderá retirar anúncios e créditos;
  • Espaço para armazenamento de dados é escassos;
  • E o pior: Largura de banda restrita. Isso quer dizer que se as suas palavras alcançarem muita gente, você vai atingir um teto mensal e o seu blog será tirado do ar.
@by.amandaoliveira
VOCÊ REALMENTE PRECISA TER UM MODELO PAGO?
A resposta é depende! Depende de qual é o seu objetivo. O blog é um hobby ou será um negócio? Consegue entender a sacada? Invista dinheiro se realmente for necessário!

Se quiser entender mais sobre modelo pago ou não, recomendo a leitura do post 10 das melhores ferramentas atuais para criar um blog grátis do blog Website ToolTester.



E COMO EU CRIO O BLOG?
Para isto, recomendo ler tutoriais ou assistir vídeos no Youtube de criação direcionado a plataforma que resolveu criar. Não realizarei um post sobre isso por dois motivos:
  • Não sei qual plataforma você escolheu
  • As plataformas se atualizam e mudam. Mesmo que eu faça um tutorial, passo a passo, pode ser que sua plataforma se modifique e meu conteúdo já não será mais atualizado, sendo assim, ultrapassado. Pesquisando por conta própria, os mecanismos de busca, te apresentam os melhores conteúdos e mais atualizados.

DICA BÔNUS*
Pesquise na internet templates ou layouts gratuitos para a sua plataforma. Às vezes, você nem precisará pagar para ter o layout dos sonhos, já que existe uma infinidade de layouts prontos e bem fáceis de serem instalados - a maioria vem com manual e vídeo.

Recomendo também, que seja um template feito por criadoras nacionais, visto que um criado por gringos vem com linguagem gringa e ter seu blog com em metade português e metade estrangeiro, não é uma combinação legal. Se você entender de programação, em relação a isto, não terá muitos problemas, já que saberá alterar.

OLHEM ISSO!!!

Gostou do post? Me conta: em qual plataforma decidiu criar seu blog??? Por que?? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#blog  #blogger  #tipos  #criar  #plataforma #types  #platform #create  #crear

Este post faz parte do quadro "Manual Para Antes de Criar um Blog#p04

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira