E aí, quando vai se arriscar no mundo dos negócios? Empreenda! - By Amanda Oliveira Blog

E aí, quando vai se arriscar no mundo dos negócios? Empreenda!

Publicado em 08/05/2019

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Quem nunca pensou em ser dono do seu próprio negócio, né? Acompanhando as mudanças atuais nas leis para quem quer empreender - Presidente facilitando as coisas - aproveitei para te trazer um incentivo, meu querido leitor, a se arriscar e ser feliiiiiiz!

Instagram @by.amandaoliveira

Reuni algumas dicas e etapas principais que faram seu negócio, dar certo, então, pega papel e caneta para anotar tudinho!


A primeira coisa que você precisa ter em mente para empreender é: empreenda no que conhece e gosta! Essa é clássica e óbvia. Não tem como levar a diante por muito tempo, aquilo que você não se identifica. Então descubra-se!

"Negócios passam por turbulências; se não gosta muito do que está fazendo, na primeira turbulência, não vai procurar o que fazer, vai fechar" - Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae-SP.

A minha segunda dica é: avalie sua a viabilidade financeira frente à ideia e oportunidade! Tenha em mente quanto você pode investir neste negócio e se o retorno financeiro do mesmo, sendo rápido ou não, será viável para ti.

Uma outra dica, caso você não tenha dinheiro para "perder" é: após identificar o ramo na qual você gosta, a atividade que quer exercer, faça uma pesquisa no seu atual mercado de trabalho e identifique o que mais está gerando lucros. A ideia aqui é você tentar acha um ponto médio entre o que você gosta e o que está gerando dinheiro, assim, será o meio termo entre os dois e mais chances de dar certo.

Cuidado com a escolha do sócio! É, pense bem se vai chamar aquele amigo para te ajudar nisso. O ideal é trabalhar com amigos que sabem separar as coisa; trabalho é trabalho, amizade à parte. Pois, vocês podem brigar e este fato não pode abalar o negócio. Sócio é um complemento de conhecimento e de atitudes que você tem. Ele não é igual a você, mas é uma nova visão. Os dois têm que enxergar juntos na mesma direção.

Avalie a diferenciação de seu negócio em relação à concorrência e aos cenários! Pense; qual será o diferencial do seu negócio? O que atrairá pessoas até ele? Se pensar em mexer com produtos sazonais, o que fará para manter a clientela quando a sazonalidade acabar? Atualmente, já existe lojas sobre tudo, então, você precisa encontrar um diferencial.

Se for abrir um negócio onde você precisará de funcionários - ou colaborador, se assim quiser - a dica é; trabalhe com pessoas que entendam da área/produtos. Mesmo que seja mais caro [o salário] por esta competência, lembre-se; quem costuma pagar pouco, recebe pouco. Mas, se preferir pegar pessoas sem conhecimento de venda, manuseio e etc, terá saldo para oferecer um curso de capacitação ao colaborador?

Considere sempre possíveis gastos adicionais com adequação do espaço de trabalho, isso fora água, luz, internet etc.

“Não esqueça de trocar a fechadura das portas do comércio e checar se o banheiro é frequentável e está dentro da legislação da saúde pública, em número suficiente; se as vitrines são seguras; se a rede elétrica está devidamente dimensionada. A gente esquece destes detalhes quando esta fazendo o planejamento.” - Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae-SP

Todo começo é incerto. Cuide bem dos investimentos e do capital de giro;

“As grandes perguntas são sempre: será que preciso mesmo de tudo isso? A gente tem um fogo de sair comprando coisas... Às vezes, numa atividade que está iniciando, o melhor é alugar, arrendar, pedir emprestado para um amigo, fazer um termo de comodato. O capital de giro é sempre aquela história: o único que acredita no seu negócio é você. 27% das empresas que abrem não terminam o primeiro ano. Instituições financeiras gostam de dar crédito para a pessoa física, não para a jurídica. Olhe bem para ver quanto de capital de giro vai precisar antes de pedir emprestado.” - Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae-SP.



Procure um contabilista competente para abrir sua empresa e assessorá-lo com impostos, tributações e taxas no dia a dia ou se especialize nisso. Se for contar com um contabilista, não pense só no valor que ele te cobrará mas também se ele atende muitos negócios do mesmo ramo que o seu. Quanto mais atividades como a sua ele tem dentro da carteira, mais a par de tudo que é necessário para você abrir sem problemas, ele será. As tributações variam muito dependendo do segmento. 

Lucro é a única forma de garantir o retorno dos investimentos. Atenção com ele! No começo, não dará para ter todo o lucro gerado para si - saiba disso! Será necessário reservar parte para manter o seu capital de giro dentro da necessidade e a outra parte, será responsável pelos investimentos para gerar alavancagem. Então, se já está marcando viagens, deixa de lado, por enquanto.

Não deixe a ansiedade matar o seu negócio! Ansiedade leva à falta de planejamento, falta de domínio do negócio" a vontade precisa de embasamento. “Por isso a gente estimula a fazer o plano de negócio – para conhecer do seu mercado, do seu negócio, do seu concorrente.”

"Abrir um negócio porque um amigo abriu e deu certo; é outro tempo, outro negócio”, destaca Messias. O mercado não é muito generoso com os 'copistas' de negócio.

Espero que com estas informações, eu tenha plantado uma sementinha em você e acendido seu lado empreendedor!!!

OLHA ISSO:
ESTOU DESEMPREGADA E AGORA; O QUE FAZER?

SEBRAE: CURSOS GRATUITOS + CERTIFICADO DIGITAL GRÁTIS!!!


Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.

Gostou do post? Me conta: que tipo de negócio você tem vontade de abrir?? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#empreendedorismo  #empreender  #trabalho  #entrepreneurship  #undertake  #job  #emprendimiento  #emprender  #trabajar

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira