Janeiro Branco e Doenças Mentais ⚪ - By Amanda Oliveira Blog

Janeiro Branco e Doenças Mentais ⚪

Publicado em 05/01/2019

E AÍ, GENTE LINDA!!!

O post anterior me despertou uma certa curiosidade sobre o assunto doenças mentais, então, fui e pesquisei mais sobre o assunto. Como foi uma pesquisa interessante e muito rica em informações, resolvi trazer aqui e compartilhar com vocês mais um post sobre doenças mentais.

Um dos banners da campanha.
 No site do Galeno Alvarenga (post direto aqui), ele diz que "Transtornos mentais (ou doenças mentais, transtornos psiquiátricos ou psíquicos, entre outras nomenclaturas) são condições de anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva. Em geral, um transtorno representa um significativo impacto na vida do paciente (/da pessoa), provocando sintomas como desconforto emocional, distúrbio de conduta e enfraquecimento da memória.

Dentre os fatores causadores, a genética, a química cerebral (problemas hormonais ou uso de substâncias tóxicas que afetam o cérebro) e o estilo de vida são tidos como os principais desencadeadores dos diversos transtornos existentes(assim como, para qualquer outra doença). Doenças em outras partes do corpo podem afetar a mente, e inversamente, transtornos ou doenças mentais podem também desencadear outras doenças pelo corpo, produzindo sintomas somáticos." Felizmente, essas doenças/transtornos são tratáveis (ou com medicamentos ou com várias formas de psicoterapia ). 

Nesta postagem, Galeno Alvarenga, disponibiliza uma lista de algumas doenças e seus significados. Recomendo dar uma olhadinha no post dele. Entre as doenças estão as:

  • Abuso de Drogas (Dependência Química e Psicológica), como o Alcoolismo e drogas em geral;
  • Transtornos Alimentares, como a anorexia e bulimia; 
  • Transtornos de Ansiedade, como o Agorafobia e fobias;
  • Transtornos de Personalidade, como o Narcisista e Borderline; 
  • Transtornos Delirantes, como a Esquizofrenia;
  • Transtornos Dissociativos, como a Síndrome de Despersonalização-Desrealização e Personalidade Múltipla; 
  • Transtornos do Sono, como Insônia (e/ou Hipersonia) e pesadelos; 
  • Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos, como a Cleptomania e Jogo Patológico; 
  • Transtornos Emocionais (de Humor), como Distimia (e/ou Transtorno Bipolar) e manias; 
  • Transtornos Sexuais, como Ejaculação Precoce, Frotteurismo e Pedofilia; 
  • Transtornos Somatoformes, como Hipocondria e Neurastenia, ENTRE OUTROS. 

É interessante olhar a postagem completa no site porque contém mais detalhadamente outras doenças e seus significados e, você pode se surpreender com os transtornos que existem e estão relacionados com doenças mentais.

Podemos afirmar que, os transtornos mentais não têm uma causa específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. E, como eu disse antes, existem tratamentos.

Atenção! Doença mental não deve ser confundida com a quebra de normas ou funcionamentos sociais, de sentimentos, de crenças ou valores religiosos ou morais que divirjam deste ou daquele grupo, sociedade ou cultura. Muito menos, fazer imagem e/ou associá-las como pessoas violentas, agressivas, incapazes ou que só cometem loucuras!

No site Clinica de Saúde Mental do Porto (link direto do post), as doenças mentais não são vistas como um problema da vida, mais, sim, um problema na vida daquela pessoa - "As pessoas não adoecem porque querem ou escolheram ser doentes. Também não melhoram apenas com a vontade e desejo pessoal. A pessoa com doença mental necessita de tratamento como qualquer outra pessoa que sofra de diabetes, cancro ou hipertensão arterial.

A doença mental deve ser encarada como algo funcionando mal no nosso cérebro e que provoca a doença, tal como noutras doenças orgânicas ou como resposta a circunstâncias anormais e, neste caso, constitui uma disfunção psicológica. [. . .] As causas das doenças mentais são múltiplas, diferindo de doente para doente. "

Autoria Laura Mello. #Janeirobranco
Nos dois sites que disponibilizei para vocês, acredito que tenham o suficiente para que você tire todas as suas dúvidas sobre alguma doença. Meu objetivo é fazer você, reconhecer se você mesmo sofre com algum tipo destes transtornos ou se algum familiar ou amigo sofre e convencê-lo a buscar ajuda (ir ao médico). 

> FEVEREIRO; MÊS CAMPANHA ROXA - MAL DE ALZHEIMER!
> JANEIRO BRANCO: O QUE É O TRANSTORNO BIPOLAR?

Não importa se não estamos mais em Janeiro (Mês da Campanha Saúde Mental), você pode procurar ajuda a hora que for, nunca é tarde para buscarmos uma saúde mental melhor.

Que tal uma sugestão a ti: Tire uns três, quatro dias para reparar se você tem sinais de algum transtorno e procure um profissional até o final do mês. Lembre-se: se você não se cuidar, estará apenas se prejudicando e posteriormente, os que estão ao seu redor, me entendeu? 

Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.

Gostou do post? Me conta: você conhece alguém que tenha alguma doença mental??? Como você lida com isso??? Me conta! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!


#janeiro  #janeirobranco  #doencasmentais  #paz  #branco  #saude  #january  #januarywhite  #mentalilnesess  #peace  #white  #cheers  #enero  #eneroblanco  #enfermedadmental  #paz  #blanco  #salud


Participo da campanha #soujaneirobranco, em prol da saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira