E aí, gente linda que me acompanha!
Hoje, eu vim compartilhar com vocês uma decisão minha e para quem me acompanha desde o início desse diário, vai entender... então bora lá!
Muitos de vocês me acompanham antes mesmo de eu iniciar este curso. Muitos viram o tanto que eu estudei para passar na prova do Vestibulinho [para o técnico em enfermagem], já que a demanda do curso era alta, algo em torno de 6 pessoas concorrendo por vaga. Então abdiquei de 7 meses da minha vida sem trabalhar ou fazer outra coisa, apenas para ficar em casa e estudar para a prova [do Vestibulinho].
Com todo o meu esforço, eu passei em terceiro lugar e fiquei muito feliz por isso! Eu achei que seria uma experiência maravilhosa e por isso, resolvi fazer o diário aqui no blog e contar para vocês toda a minha experiência. Mas para vocês que já me acompanham, desde o início, sabem que não foi bem assim.
Confesso que, resumindo a história, já que eu contei para vocês mais detalhadamente nos capítulos anteriores, que foi de sonho para terror! O curso técnico de enfermagem se tornou para mim um gatilho de estresse, irritabilidade, ansiedade, nervosismo e, em algumas noites, de desespero.
Em parte, eu sei que a minha experiência foi ruim por conta da pandemia; eu sei que se não fosse a pandemia, teríamos tido todas as aulas laboratoriais certinhas, não teríamos ficado sem aula por algum tempo e só entrando e batendo papo em plataforma virtual, sei que nossos estágios não teriam atrasado e não teríamos que fazer mais 6 meses fora da grade curricular do curso para conseguir nos formar como técnicos etc. Mas não foi só isso... foi todas as situações de falta de informação e as situações das quais nos informavam uma coisa, porém, depois tudo mudavam e não nos informavam que tinha mudado; foi pediram para comparecermos na ETEC e depois, dispensavam a gente porque programavam outra coisa para "cumprir a carga horária" e não nos avisavam; foi por terem deixado a gente muito tempo sem algum tipo de resposta; sem saber se conseguiríamos ou não conseguir concluir o curso; foi não termos o apoio de conseguir trabalho para que não pudesse atrapalhar os estágios que nem sabíamos quando ia íamos começar; foi ter parado a minha vida por dois anos, sem poder fazer faculdade porque ninguém sabia o horário dos estágios; foi nao poder programar nada pra fazer; foi estarmos sem muito campo de estágio agora e muitas outras coisas, que me levaram a conclusão e escolha que fiz!
Quando decidi cursar o enfermagem, eu sabia que em dois anos estaria trabalhando, porém quando se passou um ano sem fazer estágio, desde que o curso havia começado, eu fui atrás de emprego... já que no começo de 2021, ainda pico de pandemia do Covid, as coisas estavam difíceis para todo mundo (as coisas ficando mais caras e eu não aguentava mais ficar em casa, sem sair e com a sensação de perder tempo da minha vida) e comecei a trabalhar na empresa que trabalho atualmente com planos de ficar ate começar os estágios mas logo percebi como seria enrolado os estágios e por isso, até hoje não pedi demissão e estou lá fazendo cobrança de água.
Depois de tudo o que havia acontecido ao longo do ano, lá no finalzinho do ano, eu fiquei mal e me vi em situação de estar com receita para tomar remédio psiquiátrico eu fiquei pior ainda. Não aceitava que eu tinha chego naquele ponto. Mas, foi uma junção de tudo que aconteceu e que eu fui guardando pra mim, fui deixando para depois somado ao estresse que estava sendo o curso de enfermagem.
Quando vi que tinha opção de trocar o tratamento medicamentoso por Psicoterapia, eu preferi e depois de algumas consultas, logo percebi que eu precisava parar com as coisas que me causavam gatilhos de ansiedade, estresse e nervosismo - e infelizmente, o técnico em Enfermagem era uma dessas coisas. Vocês podem pensar que então eu não tinha desejo ou foco, ou até amor por essa área, no entanto, eu tinha tudo isso, mas com todo o nervoso, constrangimento, algumas situações de descaso, eu acho que estou é me valorizando - e decidindo que passar por situações assim, não é para mim, não quero para mim e não fingirei que não todo vendo e que tudo isso me fez mal.
Mesmo assim eu cheguei aí um dia no estágio. Aconteceu que como ficamos um quinto módulo pendente que na teoria não existe, não tínhamos professores para estágio - até tinha, mas, aparentemente, não foi liberado pagamento de hora extra para esses professores nos levarem a campo de estágio e também, não tínhamos muito campo de estágio. Então, um mês após início das aulas, foram juntar os 21 alunos da minha classe com os alunos do 4º módulo. Eu perguntei para as meninas do quarto módulo o que elas haviam feito e executado até o momento e disseram que nesse um mês, foi apenas procedimentos auxiliares, disseram que não tinha muito campo de estágio, já que na minha cidade, também tem muita escola técnica de enfermagem particular que paga para conquistar os melhores campos de estágio. Naquele dia, eu cheguei 40 minutos depois por conta do trabalho e em 5 horas eu só havia feito dois destros(ver se a diabete está alta), trocado uma fralda, foi uma complicação para encontrar anotação de enfermagem dos pacientes, o setor meio desorganizado e eu me perguntava o tempo todo "o que eu estou fazendo aqui?".
Com isso, eu cheguei a ir na ETEC para trancar o curso, no entanto, secretária me levou para conversar com a psicóloga educacional dizendo que era um procedimento padrão e essa psicóloga já me conhecia dos outros cursos e já foi minha professora. No dia, expliquei que não queria continuar, que tinha que ficar em casa cuidando da minha família, que tinha sido estressante para mim ate aqui, que estava com acompanhante psicológico e não dava para ir mais aos estágios. Ela disse que se eu trancasse, não teria modulo para eu retornar porque o semestre anterior, nao abriu vagas, eu falei que nao queria terminar mas todos disseram que era reta final, só faltavam 3 meses para acabar, que a escola apoiaria, os professores e tudo.
Eu até tentei, de verdade, continuar indo mas toda quarta, quinta e sexta, me davam ansiedade, irritabilidade que eu não sei explicar, eu não queria ir, eu não queria sair de casa, eu queria ficar sozinha, não receber mensagem no WhatsApp de ninguém, eu só queria ser esquecida por esse curso. Então, eu percebi que eu realmente tinha que parar antes que eu ficasse mal de novo.
No dia de retirar o certificado do Auxiliar de Enfermagem, tentei trancar mas o moço que estava na secretaria, disse que não sabia fazer o procedimento e pediu para eu retornar outro dia/hora. Perguntei as consequências de simplesmente parar de ir sem formalizar o trancamento e ele disse que não havia. Então, eu acho que não retorno porque eu já não gostei de terem tentado me convencer mesmo eu explicando que não queria, que já havia pensado sobre, já tinha decidido...
Eu fico triste porque sempre termino os cursos que começo, mas não me arrependo, pois sei que esse é o melhor para minha saúde mental. E é isso que eu estou fazendo este ano; cuidando de mim, da minha saúde física e mental. Na questão de salário, por incrível que pareça, um técnico em administração ganha mais que um técnico em enfermagem e trabalha menos horas, então não acho que eu vou me arrepender.
Sobre minhas coisas, como o esteto, esfigmo, oxímetro, jaleco, a bolsa etc, eu vou ficar com tudo. Não vou jogar nada fora. Quando eu puder, eu faço especialização de cuidador de idoso ou de cuidadora de criança, também consigo usar sendo acompanhante hospitalar. É útil até para se ter em casa.
Então, é assim que eu encerro meu último técnico. Não tenho raiva da ETEC e com certeza, recomendo estudar em uma escola técnica. Inclusive, iniciei um perfil do qual eu ajudo pessoas a se prepararem para a prova do Vestibulinho, dando dicas e informações de tudo que eu aprendi ao longo desses anos. Sigam o perfil ou recomente para alguém que vai prestar o Vestibulinho ETEC!
Espero que tenham gostado do meu relato. Infelizmente, não foi um dos melhores mas foi real e sincero.
Se inscreva no meu canal clicando no INSCREVER-SE no botão na lateral direita do blog e fique por dentro de mais conteúdos como este por aqui e no canal!
Gostou do post? Me conta: se algo estivesse te fazendo mal, você continuaria o curso ou pararia? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!
Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva.
Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!
Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!!
BEIJOS E ATÉ MAIS!!!
Este conteúdo faz parte da web série "Diário de Uma Enfermeira Técnica" p#09
Nenhum comentário:
Postar um comentário