E AÍ, GENTE LINDA!!!
Hoje, trago um post curtinho sobre algo muito interessante; a taxa e contrato spot! Não sabe do que estou falando? O significado do termo 'spot' refere-se a 'local', outras vezes a 'imediato', em tradução livre do inglês para o português, e está relacionado a uma situação de mercado que envolve o pagamento à vista, com entrega imediata do produto ou serviço. Continue lendo que eu te explico melhor!
O QUE É CONTRATO SPOT?
É algo bem simples de entender já que no cotidiano, quando fazemos transações à vista! Então, o contrato spot é um contrato de compra ou venda de um serviço, título, produto ou moeda, mas esta operação precisa ser, necessariamente, à vista imediatamente e na data exata (lembra o estilo à pronta-entrega). Na data exata porque, normalmente, a data de entrega ou retirar é colocada como “D+2”, ou seja, dois dias úteis após a data do pagamento. O preço ou a taxa de liquidação que estiver no contrato é chamado de preço spot ou taxa spot. Assim, podemos afirmar que é um tipo de contrato à vista.
Mercado spot e preço spot também abrange vendas de energia elétrica e gás. Porém, ao contrário de commodities agrícolas e outros produtos do mercado spot, a entrega de gás e energia não ocorre de forma instantânea. Porém, ela é rápida.
A entrega da mercadoria no mercado spot não precisa ser necessariamente física. Ou seja, ela também pode consistir na entrega de um valor em dinheiro, a qual deve corresponder à quantidade da mercadoria negociada.
QUAL A DIFERENÇA DE TAXA SPOT E TAXA A TERMO?
Vimos que no contrato spot, tudo é rápido. Por exemplo, se eu quero comprar salgadinhos de festas o mais rápido possível, utilizarei o contrato spot e pagarei uma taxa spot para receber os salgadinhos em 'd+2' ou em um tempo bem curto.
Mas, se eu quiser encomendar para meu aniversário que será daqui seis meses, o ideal é eu fechar um contrato a termo para legalizar a transação, comprando os salgadinhos com uma taxa a termo. Ele é um contrato a longo prazo.
Em uma determinada ação, por exemplo, a diferença entre a taxa spot e a taxa a termo geralmente corresponde aos dividendos que serão pagos no período, nos quais são subtraídos os juros a serem pagos sobre o preço de compra.
QUEM UTILIZA ISSO?
Acompanhar o o preço spot traz vantagens tanto para o vendedor, quanto ao comprador; o vendedor vai receber o pagamento imediatamente, e o comprador vai enviar a mercadoria instantaneamente. Então, é muito utilizado quando o vendedor precisa levantar uma grana de forma rápida.
A área de logística, o mercado de câmbio e o mercado de energia são exemplo de setores que utilizam-se desse tipo de contrato.
Atenção: A imagem ilustrativa de capa foi retirado do Google Images Free e modificada por mim (@by.amandaoliveira). Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Atenção e o Disclaimer do Blog.
OLHA ISSO:
Gostou do post? Me conta: você já comprou algo no modelo de contrato spot?? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!
Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .
Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!
Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!
BEIJOS E ATÉ MAIS!!!
#contratospot #taxaspot #avista #imediato #mercado #finanças #spotcontract #spotrate #incash #immediate #market #finances #contratoalcontado #tasaalcontado #alavista #inmediato #mercado #finanzas
Este conteúdo faz parte da web série post "Passos para um(a) Investidor(a) Iniciante", #p014
Nenhum comentário:
Postar um comentário