Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra G - By Amanda Oliveira Blog

Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra G

Publicado em 08/04/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Para quem não sabe ainda, eu curso o Técnico em Enfermagem e estou compartilhando em meu blog, algumas anotações e informações para me ajudar e ajudar alguém que esteja precisando. Bora lá ao dicionário?!



GLOSSÁRIO LETRA G
Galactocele → Dilatação da glândula mamaria em forma de cisto cheio de leite.
Galactorreia → Secreção excessiva de leite que se derrama.
Gangrena → Morte dos tecidos, tendo como causa diversos fatores.Geralmente devido á falta de irrigação sanguínea.
Gastralgia → Dor de estômago.
Gastrectomia → Retirada parcial ou total do estômago.
Gastrite → Inflamação do estômago.
Gastrocele → Hérnia do estômago.
Gastromalácia → Amolecimento do estômago.
Gastropatia → Qualquer doença ou distúrbio do estômago.
Gastroplegia → Paralisia do estômago.
Gastroptose → Prolapso do estômago.
Gastrorrafia → Sutura do estômago.
Gastrorreia → Secreção excessiva pelo estômago.
Gastroscopia → Consiste em introduzir aparelho ótico através de orifício para inspecionar o estômago.
Gastrostomia → Abertura da fistula gástrica em parede abdominal para introduzir alimentos.
Gastrotaxia → Hemorragia do estomago.
Gastrólito → Presença de calculo no estomago.
Gástrico → Relativo ao estomago.
Gengival → Referente a gengiva.
Gengivite → Inflamação da gengiva.
Genitália → Órgãos genitais.
Glicosúria → Presença de glicose na urina.
Glomerulite → Inflamação dos glomérulos do rim.
Glossalgia → Dor na língua.
Glossite → Inflamação da língua.
Glutural → Relativo a garganta.
Goniotomia → Cirurgia de glaucoma.


TERMINOLOGIA E SIGLAS

GDP → Gastroduodenopancreatectomia

PREFIXOS

Gastro → Relativo ao estomago.
Glico → Doce


SUFIXOS
Gemia → Gênese, geração.

ABREVIAÇÕES
GECA → Gastroenterocolite aguda.
GIG → Grande para idade gestacional.
GT → Gota.


OLHA ISSO:

Gostou do post? Me conta: você já conhecia alguns desses termos?? Conhece outros que não estão inclusos??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#terminos  #definiciones  #glossario  #prefijo  #sufijo  #abreviatura  #terms  #definitions  #glossary  #prefix  #suffix  #abbreviation  #termos  #definicoes  #glossario  #prefixo  #sufixo  #abreviacao #letraG

Este conteúdo faz parte do post série "Glossário de Enfermagem", #p07

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira