Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra O - By Amanda Oliveira Blog

Termos Técnicos de ENFERMAGEM para prontuário - Letra O

Publicado em 23/04/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Para quem não sabe ainda, eu curso o Técnico em Enfermagem e estou compartilhando em meu blog, algumas anotações e informações para me ajudar e ajudar alguém que esteja precisando. Bora lá ao dicionário?!


GLOSSÁRIO LETRA O
Obeso → Pessoa com excesso de peso/gordura. Vulgo: gordo.
Obstipação → Constipação rebelde, prisão de ventre.
Odontalgia → Dor de dentes.
Oligomenorreia → Menstruação insuficiente.
Oligúria → Diminuição da frequência urinária.
Omalgia → Dor no ombro.
Onfalectomia → Retirada do umbigo.
Ooforectomia → Retirada dos ovários.
Ooforite → Inflamação do ovário.
Operação de Bursh → Levantamento da bexiga.
Operação de Hammsted → Correção de estenose pilórica.
Operação de Manchester → Correção de prolapso uterino
Orquidopexia → Fixação cirúrgica do testículo, em bolsa escrotal.
Orquidotomia → Incisão em testículo.
Orquiectomia → Extirpação dos testículos.
Orquiocele → Hérnia escrotal, tumor testículo.
Orquite → Inflamação dos testículos.
Osteorrafia → Colocação de um fio metálico no osso.
Osteotomia → Cortar o osso, corrigir deformidades e impedir o aparecimento de desgaste ósseos.
Otalgia → Dor de Ouvido.


TERMINOLOGIA E SIGLAS
Nenhuma.

PREFIXOS
Oligo → Pouco, diminuição.
Oofor → Relativo a ovário.
Oro → Relativo a boca.
Orquis → Testículo.
Osteo → Relativo ao osso.


SUFIXOS
Oma → Tumor ou neoplasia.
Oscopia → Visualização instrumental.


ABREVIAÇÕES
O2 → Oxigênio.


OLHA ISSO:

Gostou do post? Me conta: você já conhecia alguns desses termos?? Conhece outros que não estão inclusos??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#terminos #definiciones #glossario #prefijo #sufijo #abreviatura #terms #definitions #glossary #prefix #suffix #abbreviation #termos #definicoes #glossario #prefixo #sufixo #abreviacao #letraO

Este conteúdo faz parte do post série "Glossário de Enfermagem", #p15

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira