Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo! - By Amanda Oliveira Blog

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo!

Publicado em 20/02/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

Hoje é o dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo e eu não poderia deixar passar sem trazer um conteúdo sobre isso à você!!!


Como já sabemos, a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença e até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) considera isso. A adicção (dependência) é considerada uma doença crônica, progressiva e potencialmente fatal pela comunidade científica. Os prejuízos à saúde física, à saúde emocional e à saúde social podem ser imensos. 

O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.Por isso, a doença deve ser tratada com atenção e seriedade pelo dependente, pela família e órgão assistente auxiliador.

Vamos conhecer um pouquinho sobre algumas drogas:


Alcoolismo
O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. 
Além de uma predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.


Maconha
O uso crônico de maconha está associado a problemas respiratórios, já que a fumaça é muito irritante e seu teor de alcatrão é muito alto, além de conter benzopireno, substância cancerígena.

As consequências do uso da maconha são semelhantes aos do tabaco: hipertensão, asma, bronquite, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas. No caso de pessoas com transtornos psicóticos (pré-existentes) pode ocorrer um agravamento do quadro, como a esquizofrenia, exigindo assim mudanças no tratamento da doença psiquiátrica. 

O uso regular acarreta problemas cognitivos como: comprometimento do rendimento intelectual, perda de memória e na habilidade de resolver problemas. A abstinência é caracterizada por: ansiedade, insônia, perda de apetite, tremor das mãos, sudorese, reflexos aumentados, bocejos e humor deprimido.



Cocaína
A cocaína é uma substância psico-estimulante que é consumida de diferentes formas: aspirada, via intravenosa ou fumada (crack). O consumo da cocaína em grande parte dos usuários aumenta progressivamente, sendo necessário consumir maiores quantidades da substância para atingir o efeito desejado.

No Brasil, a cocaína é a substância mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis. Muitas dessas pessoas compartilham agulhas e seringas e expõem-se ao contágio de várias doenças como hepatite e Aids.



Crack
O crack é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Além disso, tem terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.



Anfetaminas
São drogas sintéticas de efeito estimulante do sistema nervoso central e só podem ser comercializadas sob prescrição médica. Um tipo de anfetamina ilícita não encontrada em farmácias é a droga conhecida por êxtase, que provoca dependência fazendo com que o usuário tenha de consumir maiores quantidades de comprimidos para obter os mesmos efeitos. O uso indevido e prolongado pode provocar alterações psíquicas, lesões cerebrais e aumento do risco de convulsões e overdose.


Calmantes e sedativos
Os medicamentos capazes de diminuir a atividade do cérebro são chamados de sedativos, já os que são capazes de diminuir a dor são conhecidos como analgésicos. Os hipnóticos ou soníferos são os sedativos capazes de afastar a insônia, já os ansiolíticos têm o poder de atuar sobre estados exagerados de ansiedade.


E COMO EU CONSIGO AJUDA PARA TRATAR?
Quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas pode contar com a ajuda da sua Unidade Básica de Saúde (UBS), ir aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da sua cidade/região e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

O CAPS AD, por exemplo, é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Os centros oferecem diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias. Além de apoiar os usuários, as famílias também recebem atendimento na busca de independência e responsabilidade para com o tratamento. São apoios que, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso do tratamento, pensando na pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Ainda há o Consultório na Rua, onde as pessoas em situação de rua recebem uma atenção por meio dos consultórios de rua. Os consultórios são equipes de saúde móveis que prestam atenção integral à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde, e trabalham junto aos usuários de álcool, crack e outras drogas com a estratégia de redução de danos. Essas equipes possuem profissionais de várias formações que atuam de forma itinerante nas ruas desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Serviços de Urgência e Emergência e outros pontos de atenção.


E QUANDO A PESSOA NÃO ACEITA AJUDA?
A negação por parte do usuário acontece frequentemente. Raros são aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependência.

Quando o dependente aceita a existência do seu problema, antes de pensar numa internação, é preciso procurar a ajuda de um profissional especializado em dependência química.

A participação de familiares e amigos no processo de tratamento é essencial. O paciente e a família podem procurar grupos virtuais ou presenciais de mútuo-ajuda em diversas cidades. No caso do adicto os grupos presentes no Brasil são o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e o N.A. (Narcóticos Anônimos). Para os familiares há os grupos AL-ANOM e NAR-ANOM.

A melhor arma contra essa doença é a informação. Por isso, estudar e conhecer profundamente os comportamentos do dependente, o comportamento de quem o acompanha (companheiros, familiares e amigos) é de extrema importância. Só assim será possível compreender as situações, deixar a culpa de lado e, principalmente, saber onde buscar o apoio necessário no combate e cuidado com essa doença.

Algumas posturas podem ajudar o usuário a manter-se abstinente, entre elas:

• Planejar como se afastar de pessoas que consomem drogas.
• Como dizer “não” quando elas lhe são oferecidas.
• Como procurar ajuda (ou a companhia) de amigos ou da família quando a vontade está muito
alta.
• Buscar novos interesses no campo do lazer.
• Praticar atividades físicas.
• Apreciar a arte.
• Fazer novas amizades.
• Mudar de cidade, escola ou local de trabalho.

Desse modo, o dependente cria novas experiências, novos significados que dão a oportunidade de construir um novo estilo de vida. Nada garante que a recaída jamais ocorra, aliás, é bem comum acontecer, mas o autocontrole e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações serão de grande valia para afastar essa possibilidade. E, caso ela ocorra, é preciso ter força e coragem para tentar mais uma vez até que o seu objetivo seja alcançado.


Lembro-me que na quarta série (acho que agora se chama quinto ano), tive aula com policiais que desenvolviam o programa PROERD. É algo ótimo para prevenção antidrogas envolvendo nós desde cedo. Veja só o que é PROERD:
O PROgrama Educacional de Resistência ás Drogas e á Violência é aplicado nas escolas Estaduais, Municipais e Particulares da ensino, sendo direcionado para crianças de 9 a 12 anos ( 4ª série) durante 10 semanas, sendo uma hora aula por semana com cada turma.

O policial instrutor tem o auxílio de uma cartilha ( patrocinada e com espaço reservado para o logomarca ou mensagem que a empresa achar melhor), contando também com a participação dos professores que atuam reforçando os conhecimentos durante a semana.

As lições objetivam o desenvolvimento do conteúdo de maneira lúdica e divertida, trabalhando com textos que abordam noções de cidadania, técnicas para resistir as pressões dos amigos e da mídia para o uso de drogas e a prática de violência, maneiras de se lidar com o estresse, técnicas de relaxamento, bem como o incentivo ao amor próprio, fortalecendo assim a personalidade da criança, para optar e fazer parte da criação de um futuro melhor.

Ao concluir a aplicação do programa, há uma formatura, com a participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade e colaboradores. Neste ato o aluno recebe um Certificado, através do qual a criança se compromete com um juramento, ficar longe das drogas e da violência.


Observação: Amores, eu não sou nenhuma médica e nem formada em nenhuma área de Medicina. As informações que escrevi aqui são resultado de muita pesquisa, principalmente em sites onde os autores são realmente médicos. Leia o Disclaimer do Blog.

Os sites de referencias usados foi o Ministério da Saúde , Unimed Ribeirão Preto e o IMIP.

Atenção: As imagens ilustrativas foram retirado do Google Images Free. Se a imagem estiver protegida com Direitos Autorais e/ou se você for o autor, entre em contato comigo e eu terei o prazer de creditá-la. Leia o Disclaimer do Blog.

Gostou do post? Me conta: conhece alguém que utiliza drogas ilícitas ou lícitas??? Como é seu convívio com essa pessoa???Já tentou ajudar esta pessoa??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

#combate  #drogas  #alcoolismo  #maconha  #crack  #cocaina  #sedativos  #calmantes  #proerd  #ajuda  #tratamento  #alcoholismo  #marihuana  #sedantes  #mandon  #ayuda  #tratamiento  #combat  #drugs  #alcoholism  #marijuana  #cocaine  #sedatives  #soothing  #bossy  #help  #treatment

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira