O que se vê quando o tráfico toma conta... - By Amanda Oliveira Blog

O que se vê quando o tráfico toma conta...

Publicado em 21/01/2020

E AÍ, GENTE LINDA!!!

No final de semana passado, eu fui trabalhar ajudando uma amiga. A empresa dela presta trabalho de pesquisas técnico-sociais e planejamentos. Desta vez, a pesquisa era em um bairro contemplado pelo "minha casa, minha vida", existente há 7 anos.  O objetivo era saber com os moradores do bairro todo, qual seria o melhor lazer a ser implantado ali e fiquei muito surpresa ao ouvir e ver coisas.

Lá, é um bairro recente, quase todas as casas muradas - muros bem altos - com portões enormes e fechados; nem todas as casas tem campainha também. Algumas câmeras e outras caco de vidro no muro. De primeiro momento, pensei até que os moradores fossem bem reservados que gostam de ficar dentro de suas casas mas conforme fui fazendo a pesquisa de 
campo, pude perceber a realidade...


A maioria dos trabalhadores, trabalham na cidade ao lado e só tem uma escola pela região. As crianças, se juntam pelas ruas e esquinas gritando, brigando, usando maconha - em sua maioria, meninos. As meninas que vi, estavam todas cuidando de um bebê e pela forma de falar e se comportar de algumas, percebe-se que falta informação e instrução. 

A reclamação unânime é sobre as crianças e adolescentes sendo aliciadas ao tráfico, e não possuírem um lugar para brincar porque os traficantes destroem o que já tentaram fazer, por consequência, quem não concorda com a realidade do bairro, se isola dentro de sua casa de muros e portões altos. 

Ocorreu uma situação lamentável comigo: uma moradora teve resistência em me atender; disse que tem medo de falar algo, os traficantes invadirem sua casa e fazerem maldades com seus filhos.. Talvez o que esses moradores de bem passam, se assemelhe a um regime de prisão domiciliar...

Percebe-se que já denunciaram, já tentaram controlar mas as crianças e adolescentes, não percebem o erro que estão cometendo. Os meninos não percebem, as meninas não percebem e os pais destes, não percebem! Onde estão os pais para orientá-los? 

Desde ontem, fiquei a pensar: o que reverteria esta situação? Será que é possível melhorar? 

Quando eu cursava o ensino fundamental, lembro-me que toda semana, tínhamos aulas com polícias nos ensinando sobre as drogas e orientando a não usa-las; o famoso PROERD. Essa região não tem PROERD? Se tem, por que se envolver é mais tentador? Por que o tráfico é mais tentador?

Será que são criança e adolescentes procurando alívio momentâneo de algum sentimento, gerado dentro ou fora de casa?

Realmente, no uso de drogas e tráfico há vários viés... não muito fáceis de solucionar, mas se isolar dentro da sua casa para proteção própria ao invés de lutar contra isso, também não é o mais correto.

No entanto, da para entender tal atitude: algumas leis, não são praticadas - apenas se você pode pagar - e a justiça, tarda muito - o que pode ser tarde demais...

Mas, esse é só um reflexo meu...

Quer aparecer nas minhas REDES SOCIAIS? Use a Hashtag #Amandaincentiva .

Assine gratuitamente minha NEWSLETTER na barra lateral direita do blog e receba conteúdos via e-mail. Claro que você pode DESFAZER a inscrição com facilidade depois!!!

Não se esqueça de COMPARTILHAR este conteúdo em suas redes sociais e ME SEGUINDO por lá, você fica por dentro de mais conteúdos como este!!

BEIJOS E ATÉ MAIS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@Instagram By.amandaoliveira