Consumidor, como você se comporta? - By Amanda Oliveira Blog

Consumidor, como você se comporta?

Publicado em 19/08/2019

Como você costuma agir na hora da compra?

E AÍ, GENTE LINDA!!!

O consumo faz parte da nossa vida e não tem como negar. A todo momento consumimos alguma coisa: água, energia, transporte, produtos, serviços, etc. Há diferentes formas de consumir e isso depende de como agimos diante a situação.

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VOCÊ É CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?
Os consumidores conscientes aproveitam as oportunidades para consumir ou adquirir aquilo que é necessário à sua sobrevivência e bem-estar, sempre considerando suas reais possibilidades financeiras, bem como as consequências que os seus atos irão causar ao meio ambiente e à sociedade.

O consumidor consciente somente faz empréstimos quando tem certeza de que poderá pagar, compra somente o que realmente necessita e vai utilizar, evita produtos que sabe que agridem o meio ambiente, dentre outras ações baseadas em boa informação do seu planejamento financeiro e ponderação.

E o consumista? Aqui, falamos daquele que é escravo dos seus desejos. Segue seus impulsos e não pensa nas consequências de seus atos. O prazer está no ato da compra. É refém de seus impulsos, nunca atinge a satisfação plena, pois após uma compra o prazer passa, e a meta passa a ser a próxima compra, pelos mesmos motivos.

Em qual destes dois tipos de consumidor você se vê? Às vezes podemos ter momentos de consumidor consciente, às vezes de consumista. O que determina a sua saúde financeira é qual dessas atitudes costuma prevalecer na sua vida.

TOMANDO DECISÕES (MELHORES!)
Se pretende ter equilíbrio em sua vida financeira, devemos tomar decisões de forma consciente, ser racional no momento da compra. A primeira coisa a se pensar após a vontade de comprar é: 

Eu quero ou eu preciso?

1- Por que você quer tal coisa? 
2- Você vai usar no atual momento ou vai esperar surgir um momento em que precise?

Não se deixe levar pela frase "Promoção imperdível!!!", haverá mais promoções como esta nesta loja e nas outras também. É preciso ter autocontrole que é conseguido com muita perseverança. É um hábito que temos que desenvolver com paciência e muita convicção. 

Agir por impulso, fazendo compras para satisfazer nosso desejo de "eu comprei!", sem calcular as consequências, pode nos levar a situações de endividamento, estresse e outros problemas.

Por isso:
  • Conte até dez antes de comprar;
  • Evite ter vários cartões de crédito, isso dificulta o controle dos gastos;
  • Existe uma técnica chamada "hoje não". Adie a compra para o dia seguinte, dizendo isso todas as vezes que sentir desejo por uma compra, dando tempo para refletir melhor sobre seu interesse em adquirir tal coisa;
Novamente: não caia em armadilhas do tipo “compre agora ou perca essa oportunidade para sempre”. Esse tipo de marketing agressivo atua no sentimento de carência e impulsividade do consumidor, impedindo-o de ter tempo para refletir melhor e analisar se aquela compra de fato cabe no orçamento. 

Vale notar que geralmente esse marketing é utilizado para itens de desejo, que na maioria das vezes são supérfluos, e por isso precisam ser comprados no impulso. Já os itens de necessidade, por assim o serem, não precisam ser comercializados na base da "ameaça", eles já fazem parte das necessidades comuns. Fique esperto(a)!

O ESTUDO "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR"
Como já tive experiência na venda de produtos, não poderia esquecer de te falar para não cair na conversa estratégica indução de compra. As grandes empresas e lojas, treinam seus vendedores e a maioria já tem um curso ou minicurso voltado a compreensão do comportamento do consumir. Tudo isso, para te fazer comprar mais e mais!

No estudo do comportamento do consumidor, os vendedores são orientados a usarem gatilhos mentais; frases "prontas" de ação, feeling para te empurrar mais produtos, simpatia e entusiasmo para te fazer acreditar que está te oferecendo o mais barato e melhor etc. É interessante tu saber que isso tudo é pura estratégia de venda!!! Onde você, precisa saber disso e não cair mais nessas furadas!


Vou te contar os 11 principais gatilhos mentais que são frases, nos quais, os vendedores usam para te fazer fechar compra:


1) " Aproveita! Não vai comprometer o limite do seu cartão!!!". Se a loja tem cartão próprio então, esta uma das frases mais usadas, isso porque, o cartão da loja apresenta "facilidades de pagamento", melhorando as condições - e fortalecendo a empresa!


2) Falando sobre cartão, uma aposta das empresas é te induzirem a fazer o cartão da loja falando em "melhores formas de pagamento", "promoções exclusivas" e "temos um sistema de pontuação e bônus a cada compra que pode ser revertido em produtos". As empresas sabem que nós brasileiros, não somos um povo que faz compras controladas com cartão. Sabe aquelas lojas que colocam dois preços no produto - preço "normal" e preço para clientes [com cartão]" então, é pensando em você que fez o cartão da loja. Vão colocar preços baixos para te fazer utilizar o bendito.


3) "Está é a melhor opção para seu caso". Quando ouço isso, fico bem desconfiada, confesso! Sabendo que o tal produto pode ser o único que supre minha necessidade, será que o vendedor vai me proporcionar um bom desconto? Será que realmente não há outro produto similar e mais barato? São coisas que devem ser observadas. Aliás, está frase, se for dita com o vendedor te olhando nos olhos, ele está te induzindo a acreditar - tentando te passar segurança- que realmente o tal produto é o melhor  para você.


4) "Nosso produto atende suas necessidades e está abaixo do preço de mercado!". Com isso, provavelmente que na sequencia, você vai ouvir todos os pontos positivos e o que o tal produto é capaz de fazer. Tudo isso para te convencer que o custo-beneficio é realmente bom e vantajoso a compra. O vendedor tentará te passar a sensação de lucro, onde você sairá ganhando pelas inúmeras vantagens e ter pago um valor baixo por isto.




5) "Se você adquirir este produto, eu consigo te dar um brinde!". Muitas lojas usam desta artimanha para fazer com que o cliente se sinta especial, já que o vendedor te dirá isso com o maior entusiasmo do mundo como se o brinde fosse uma barra de ouro porque você é mais que especial para a loja. Quantas vezes, não compramos algo que vinha com o brinde e quando fomos ver, era algo "sem necessidade"... Não caia nessa.


6) "Este produto é exclusivo e temos poucas unidades no estoque!" ou "este produto é de edição limitada!". Isso quer dizer que você vai perder a suposta oportunidade de compra, se não aproveitar agora!!! Uma frase que parte para cima do seu psicológico, já que na maioria das vezes que esta frase é usada, o produto está com preço inferior do que o normal.


7) "Esse desconto é válido até dia hoje/amanhã!". Também uma frase agressiva para te fazer ter uma ação rápida de compra. Muitas vezes, o produto continua lá a semana toda e se você voltar depois desse prazo, ainda te oferecerão com novas formas de pagamento e até um desconto mara!


8) "Comprar este produto, te fará economizar X reais do que na loja tal/concorrência". Com está frase, o vendedor tenta te atingir emocionalmente, dizendo que você vai perder dinheiro na concorrência se ele está te oferecendo por um preço inferior. Geralmente, muito utilizada quando nós compradores deixamos escapar que na loja tal, o preço do produto é tanto. 


9) "Caso tenha algum problema, é só ligar que resolvemos na hora!". Quando o vendedor percebe que você tem medo do produto apresentar algum defeito após a compra, ele te responde com essa bela frase para te convencer que o processo de apuração-troca é rápido e eficaz. Mas, se o vendedor te falar esta frase "do nada", fique esperto! Quer dizer que o tal produto, vem de um lote que está apresentando defeitos ou avarias.


10) "Você prefere efetuar a compra a vista ou parcelado no cartão de crédito? Pergunto porque...". Uma forma sutil de o vendedor saber se você vai ou não fechar a compra. Ele pergunta já pensando numa explicação para tal e em quais produtos te oferecer dependendo da sua escolha de pagamento.


11) "Você acha mesmo que vale a pena comprar uma versão similar mais barata do que a nossa? Comprando aqui você tem....". Ele tenta te mostrar que está vendendo um produto de qualidade e que comprando com ele, você ganha N benefícios e oportunidades. Alguns ainda dizem "Aproveita que já está aqui, o atendimento no caixa é rápido..."

Percebe como são frases estudadas para que você tome uma atitude, no caso, comprar, adquirir!!!


VOCÊ SABE O QUE É RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR?

Não??? No blog BH Recicla há um post que fala justamente sobre isso. É interessante sim saber qual é o nosso dever após adquirir um produto e é um tema que está cada vez mais em alta. Veja o conteúdo O que é Responsabilidade do Consumidor?

OLHA ISSO:
ENTENDA TUDO SOBRE SCORE E COMO AUMENTAR O SEU!!!

Gostou do post? Me conta: Você já caiu em algum dos gatilhos mentais de vendedor??? Você acha que é consumista ou consumidor(a)??? Me conta tudo!!! Vou amar ler e responder!!!

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Esse conteúdo faz parte da post série "Saúde Financeira Now!#p01

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